MIGRANTES E REFUGIADOS

Papa e episcopado do México discutem migração e desafios sociais

O Papa Francisco recebeu um grupo de bispos mexicanos que se encontram no Vaticano para a sua visita ad limina

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco recebe grupo de bispos do México Foto: Catholic Press Photo/IPA/ABACAPRESS.COM – No Use italy.

O fenômeno migratório, a situação sociopolítica mexicana e os recentes episódios de violência no país foram os principais temas discutidos pelos bispos mexicanos e pelo Papa Francisco durante o encontro no Vaticano nesta sexta-feira, 2.

A ocasião foi proporcionada pela visita ad limina do segundo grupo de bispos da Conferência Episcopal Mexicana provenientes da região central do país. O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Carlos Aguiar Retes, esteve presente na audiência e deu mais detalhes sobre a conversa com o Santo Padre

Cardeal Carlos Aguiar Retes / Foto: Reprodução Youtube

Os desafios do país

“Os desafios que o México enfrenta são os mesmos do mundo”, observou o Cardeal, “por exemplo, a mudança de época que dificultou a transmissão da fé às novas gerações”, o desejo de oferecer-lhes os instrumentos para crescer em um caminho de liberdade e desenvolver seu potencial e encontrar sua verdadeira vocação.

Outro ponto discutido, prosseguiu Aguiar Retes, foi a grave situação sócio-política do país que se agrava devido à grande desigualdade social e problemas de longa data. Às vezes, disse o Cardeal, não houve “concordância suficiente para que as forças políticas e sociais se convencionassem pelo bem da sociedade”.

Migração

A questão da migração também foi discutida, pois representa um problema sério para um país como o México, uma região de trânsito para os Estados Unidos e Canadá.

Os bispos mexicanos estão profundamente envolvidos no trabalho e no ministério das “Casas dos Peregrinos”, mas o cardeal explicou que, diante de caravanas de migrantes muito grandes e lotadas, é difícil ajudar a todos e atender às suas necessidades.

“É muito difícil conseguir animá-los, alimentá-los, dar-lhes abrigo”, disse o cardeal Aguiar Retes, observando, no entanto, que o Papa Francisco expressou reconhecimento pelos esforços dos bispos. “É preciso unir esforços”, acrescentou, para “oferecer a possibilidade de uma passagem mais segura até ao seu destino”.

Os bispos mexicanos estão colaborando com os bispos dos Estados Unidos e do Canadá para tornar essas pontes de trânsito mais seguras para a população.

No dia 26 de abril, o Papa recebeu o primeiro grupo de bispos das regiões do norte do México, ou seja, das províncias eclesiásticas de Baja California, Bajío, Monterrey, Chihuahua, Durango, Hermosillo e San Luis Potosí.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo