Francisco anunciou começo de retiro e atividades voltadas para tempo litúrgico atual neste domingo, 18; compromissos da semana estão suspensos
Da Redação, com Vatican News
Na tarde deste domingo, 18, o Papa Francisco e a Cúria Romana começam os exercícios espirituais da Quaresma. O próprio Pontífice anunciou o início das atividades relacionadas ao atual tempo litúrgico, após rezar o Angelus junto aos fiéis reunidos na Praça São Pedro.
Após reforçar a importância da oração, ele incentivou os fiéis a também adotarem práticas espirituais para viver bem o período. “Convido as comunidades e os fiéis a dedicarem, durante este tempo de Quaresma e ao longo deste ano de preparação ao Jubileu, que é o Ano da Oração, momentos específicos para recolher-se na presença do Senhor”, declarou.
No início deste “tempo forte” por excelência, o Santo Padre, os cardeais residentes em Roma, os chefes dos dicastérios e os superiores da Cúria Romana viverão esta fase do ano litúrgico por meio de um período de exercícios espirituais. Durante essa semana, todos os compromissos do Papa estão suspensos, inclusive a Audiência Geral de quarta-feira, 21 de fevereiro.
Como tem acontecido desde a pandemia de 2020, repete-se assim a modalidade pessoal do retiro quaresmal, diferentemente dos anos anteriores, com os exercícios espirituais sendo vividos comunitariamente pelo Papa e seus colaboradores da Cúria na Casa Divino Mestre, localidade de Ariccia, dirigida pelos paulinos.