Papa e C9 analisam perfil necessário para o bispo atual

Perfil espiritual e pastoral necessário para um bispo hoje foi um dos temas que o Papa abordou com os cardeais conselheiros

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Francisco reunido com o conselho de cardeais / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco em uma das reuniões com o conselho de cardeais / Foto de Arquivo: L’Osservatore Romano

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burk, apresentou nesta quarta-feira, 14, um balanço da reunião do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais que o auxilia na reforma da Cúria Romana. Eles estiveram reunidos desde segunda-feira, 12.

O foco das discussões foi o modo com que os órgãos da Cúria podem melhor servir à missão da Igreja. Em particular, a atenção se concentrou nas Congregações para o Clero, para os Bispos, para a Educação Católica, e no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Os cardeais refletiram amplamente sobre o perfil espiritual e pastoral necessário para um bispo nos dias de hoje. Também discutiram o serviço diplomático da Santa Sé, a formação e tarefas dos núncios apostólicos, com particular atenção à grande responsabilidade que eles têm na escolha dos candidatos ao episcopado.

Foi apresentado na reunião um amplo dossiê sobre o papel do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Os cardeais conselheiros examinaram os últimos passos já realizados no processo da reforma, especialmente com a instituição do novo organismo para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. A Secretaria para a Comunicação entregou um dossiê aos cardeais sobre o andamento da reforma no setor e os próximos passos.

O prefeito da Secretaria para a Econmia, Cardeal George Pell, apresentou um balanço dos trabalhos do órgão e o cardeal Sean O’Malley falou das novidades na Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, por ele presidida.

Todos os membros do Conselho participaram da reunião, exceto o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, devido a compromissos pastorais. O Santo Padre se ausentou da reunião apenas hoje, devido à catequese na Praça São Pedro.

A próxima reunião está marcada para os dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2016.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo