Papa diz que o futuro está na convivência respeitosa das diversidades

Francisco falou sobre diálogo inter-religioso, defendendo o respeito às diversidades

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa diz que o futuro está na convivência respeitosa das diversidadesO Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 28, participantes da Plenária do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Falando aos presentes, ele defendeu que a liberdade religiosa seja protegida em todas as dimensões, destacando que o futuro da humanidade está na convivência respeitosa das diversidades.
Acesse
: Íntegra do Discurso

Francisco lembrou que o diálogo inter-religioso é uma realidade e um desafio que interpela a consciência dos cristãos. Defendendo o caminho do diálogo para enfrentar as dificuldades de convivência, ele ressaltou que dialogar não significa renunciar à própria identidade e moral cristãs.

“Não impomos nada, não usamos nenhuma estratégia desleal para atrair fiéis, mas testemunhamos com alegria e simplicidade aquilo em que cremos e o que somos. De fato, um encontro em que cada um colocasse de lado aquilo em que crê, fingisse renunciar ao que lhe é mais querido, não seria certamente uma relação autêntica. Neste caso, poderia-se falar de uma fraternidade fingida”.

O Santo Padre falou ainda do dever dos cristãos de se esforçarem para vencer o medo, sempre prontos a dar o próximo passo sem se deixar desencorajar pelas dificuldades e incompreensões. Ele disse que está difundido o pensamento de que a convivência só seria possível escondendo a pertença religiosa, encontrando um espaço neutro. Mas questionou como seria possível criar verdadeiras relações colocando de lado aquilo que cada um tem como parte íntima do próprio ser.

“Não é possível pensar em uma fraternidade de laboratório. (…) O futuro  está na convivência respeitosa das diversidades, não na homologação de um pensamento único teoricamente neutro. Torna-se, portanto, imprescindível o reconhecimento do direito fundamental à liberdade religiosa, em todas as suas dimensões”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo