Papa diz que não se pode ser indiferente ao tráfico humano

Francisco pediu comprometimento dos cristãos e pessoas de boa vontade  para que mais ninguém seja vítima do tráfico humano

Luciane Marins
Da Redação

Papa diz que não se pode ser indiferente ao tráfico humanoO Vaticano divulgou, nesta Quarta-Feira de Cinzas, 5, a mensagem que o  Papa Francisco enviou para os brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade. Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

:: Leia íntegra da mensagem

O Papa recordou a acolhida “calorosa” com que foi recebido, no Brasil, em sua primeira viagem internacional como Pontífice em julho do ano passado. Ele afirmou que o povo brasileiro dava uma grande lição de solidariedade. Diante disso, pediu o comprometimento dos cristãos e das pessoas de boa vontade  para que mais ninguém seja vítima do tráfico humano.

Na mensagem, Francisco afirma que não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria. “Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz etc. Isso é tráfico humano!”

O Papa ainda chamou à atenção para tantos dramas que acontecem em nível familiar e explicou que é necessário que todos façam um exame de consciência. “Pais que escravizam os filhos, filhos que escravizam os pais; esposos que, esquecidos de seu chamado para o dom, se exploram como se fossem um produto descartável, que se usa e se joga fora; idosos sem lugar, crianças e adolescentes sem voz. Quantos ataques aos valores basilares do tecido familiar e da própria convivência social!”

Francisco concluiu destacando que a dignidade humana é igual em todo o ser humano. “A base mais eficaz para restabelecer a dignidade humana é anunciar o Evangelho de Cristo nos campos e nas cidades, pois Jesus quer derramar por todo o lado vida em abundância (cf. Evangelii gaudium, 75).”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo