Francisco visitou cripta real e recordou atitude do rei Balduíno, que abdicou do trono por 36 horas para não assinar lei de legalização do aborto em 1992
Da Redação, com Vatican News
O Papa Francisco visitou a cripta real e homenageou o rei Balduíno após o encontro com os membros da Igreja belga neste sábado, 28. Localizado abaixo da Igreja de Nossa Senhora de Laeken, o local contém os túmulos de muitos membros da Casa Real da Bélgica.
O Pontífice foi recebido pelo rei Filipe e pela rainha Matilde, e parou diante do túmulo do rei Balduíno em oração silenciosa. O soberano, que governou a Bélgica de 1951 até sua morte, em 1993, é conhecido por ter abdicado do trono por 36 horas para não assinar a lei de legalização do aborto em 1992.
A Sala de Imprensa da Santa Sé registra que, após sua oração, o Santo Padre “elogiou a coragem” de Balduíno ao escolher “deixar seu posto de rei para não assinar uma lei homicida”.
Confira
.: Cobertura da 46ª Viagem Apostólica do Papa Francisco
A nota afirma ainda que, diante dos presentes, Francisco exortou o povo belga a se inspirar no soberano “neste momento em que estão surgindo leis criminosas”. Ele se referiu às leis pró-aborto e eutanásia, práticas já legais há anos na Bélgica. Por fim, o Papa ainda expressou o desejo de que “sua causa de beatificação avance”.