Saída da crise

Papa: cuidado da casa comum e fraternidade são vias para justiça e paz

Papa enviou mensagem ao encontro das Comissões Justiça e Paz de todo o mundo que acontece de forma on-line hoje e amanhã

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do encontro mundial das Comissões Justiça e Paz das conferências episcopais sobre os desafios pós-covid-19. O evento é on-line nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, e promovido pelo dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Os trabalhos se desenvolvem à luz das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti, ambas do Papa Francisco. 

O Pontífice agradece pela iniciativa do encontro, mesmo sendo realizado à distância. Ele recorda São Paulo VI – que instituiu a Pontifícia Comissão Justiça e Paz após o Concílio Vaticano II – e São João Paulo II – que a reformou como Pontifício Conselho para Justiça e Paz.

Trabalho indispensável no âmbito pastoral social

Várias são as Comissões Justiça e Paz das Conferências Episcopais no mundo todo. Segundo Francisco, elas desempenham um serviço indispensável no âmbito pastoral social das Igrejas locais. “Têm a tarefa de difundir e fazer conhecer a doutrina social da Igreja, trabalhando pela proteção da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos, com uma opção preferencial pelos pobres e últimos”. 

No cumprimento desta missão, as encíclicas Laudato si ‘e Fratelli tutti podem ser uma inspiração, pontua o Papa, sendo articuladas segundo as diferentes realidades locais. “Em toda parte do mundo, o desenvolvimento integral e, portanto, a justiça e a paz, só podem ser construídos através destas duas vias: o cuidado da casa comum e a fraternidade e amizade social”. 

Esperança, determinação e criatividade

Francisco encoraja a levar adiante este trabalho com esperança, determinação e criatividade. Ele ressalta que a crise atual revelou inúmeras contradições do sistema econômico e político. E enquanto isso seguem não resolvidos desafios que requerem o compromisso conjunto de muitos atores. 

“Exorto-vos a enfrentarem essas questões também em colaboração com outras realidades eclesiais e civis – locais, regionais e internacionais – empenhados na promoção da justiça e da paz”, conclui. 

Sobre o encontro

O encontro promovido pelo dicastério vaticano articula os membros das Comissões Justiça e Paz em todo o mundo. A proposta, segundo divulgado ontem pelo Portal Vatican News, é identificar os desafios atuais e as perspectivas de futuro, à luz da Laudato si’ e Fratelli tutti.

O contexto é o global da saída da pandemia e o objetivo é fazer um balanço da situação atual, identificar canais de ação e colaboração com o Dicastério e incentivar a criação de uma rede entre as Comissões também através do intercâmbio de experiências e boas práticas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo