Após a Catequese

Papa: coronavírus não nos faça esquecer dos sírios

“Não gostaria que esta dor, esta epidemia tão forte nos faça esquecer os pobres sírios que estão sofrendo”, disse o Papa ao final da Catequese

Da redação, com Vatican News

Milhares de refugiados sírios acampam próximos a fronteira da Grécia aguardando autorização para a cruzarem/ Foto: Reprodução Agencia EFE via Reuters

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, 11, o Papa Francisco se dirigiu a todos os doentes infectados com o coronavírus. O Pontífice gradeceu todos os médicos, enfermeiros, agentes de saúde e voluntários que estão ao lado dos que sofrem; e também os cristãos e pessoas de boa vontade que, unidos, rezam por esta situação.

Todavia, o Papa completou sua fala manifestando sua solidariedade aos sírios: “Não gostaria que esta dor, esta epidemia tão forte nos faça esquecer os pobres sírios que estão sofrendo na fronteira da Grécia e da Turquia: um povo há anos sofredor. Devem fugir da guerra, da fome, das doenças. Não esqueçamos os irmãos, irmãs e tantas crianças que estão sofrendo ali”.

Via-Sacra

Francisco fez uma saudação especial à paróquia da prisão “Due Palazzi” de Pádua, de onde recebeu ontem o texto da Via-Sacra para a Sexta-feira Santa. “Obrigado por terem trabalhado todos juntos, toda a comunidade da prisão. Obrigado pela profundidade de suas meditações.”

Mensagem

Nesta quarta-feira, 11, foi divulgada uma mensagem do Pontífice para a missa que será celebrada hoje, às 19h locais, no Santuário do Divino Amor no anunciado dia de oração e jejum. Em sua fala, Francisco confiou a cidade, a Itália e o mundo à proteção da Mãe de Deus, como sinal de salvação e esperança nesses “dias de emergência de saúde”, em referência ao coronavírus.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, anunciou a participação espiritual do Papa na oração à Virgem, cujos pés, em 1944, Pio XII e os romanos imploraram a salvação de Roma durante a retirada das tropas nazistas. Segundo Bruni, mais de 75 anos depois, outra emergência, invisível e também ameaçadora, leva o Papa a se voltar para a Mãe Deus.

“Na missa de hoje”, recorda uma nota do Vicariato de Roma, “será feita uma coleta diocesana extraordinária de ofertas para ajudar os agentes de saúde que estão trabalhando com generosidade e sacrifício no atendimento aos doentes”. “Será um momento de graça, em que unidos, estaremos em comunhão espiritual, nos sentiremos irmãos e irmãs na fé, solidários e não desconfiados uns dos outros”, escreve o cardeal De Donatis na carta em que instituiu o Dia de oração e jejum.

A Oração do Papa

Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança. Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé. Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galiléia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser. Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição. Amém.

Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo