Com a celebração das Vésperas, Francisco encerrará o encontro ecumênico do início do ano centralizado no tema: “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”
Vatican News
O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice anunciou que na terça-feira, 25, às 17h30, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, o Papa Francisco presidirá a celebração das Segundas Vésperas na Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
A Semana tem como tema: ” Vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem ” (cf Mt 2, 2). No ano passado, o Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, havia presidido a celebração no lugar do Papa, que sofria de ciática.
Leia também
.: Oração é solução para divisões, diz Papa sobre unidade dos cristãos
Reflexões
O tema da Semana de Oração de 2022, que será realizada de 18 a 25 de janeiro e envolverá as Igrejas e denominações cristãs de todo o mundo, foi escolhido pelo Conselho das Igrejas do Oriente Médio. Ele visa evocar a experiência dos Reis Magos. Durante a Semana, todas as comunidades são convidadas a refletir sobre um aspecto particular do tema geral.
“Vimos a sua estrela no Oriente”, é o título do primeiro dia, enquanto o segundo dia será orientado pelo tema: “Onde está o rei dos Judeus que acaba de nascer? “A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado, e toda a Jerusalém com ele” é o foco do terceiro dia.
O quarto dia terá como o tema: “E tu, Belém, não és decerto a menos importante das sedes distritais de Judá”. No quinto dia, a frase que os acompanha tem o título: “O astro que tinham visto no Oriente avançava à sua frente”. No sexto dia, o tema é “Viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, prestarem-lhe homenagem”.
O sétimo dia nos convida a rezar sobre os presentes dos Magos: “Abrindo seus cofres, ofereceram-lhe por presente ouro, incenso e mirra”. Por fim, a proposta para o oitavo e último dia é: “Retiraram-se para sua pátria por outro caminho”.