Papa conclui exercícios espirituais e retorna ao Vaticano

Esta manhã, após a concelebração eucarística e última meditação do retiro, Francisco volta ao Vaticano

Da Redação, com Rádio Vaticano

retiro_papa

Papa e a Cúria estão em retiro desde domingo, 9 / Foto: L’Osservatore Romano

O Papa Francisco e seus colaboradores da Cúria Romana concluem, nesta sexta-feira, 14, os exercícios espirituais que estão sendo realizados, na Casa Divino Mestre, em Ariccia, perto de Roma, desde o último dia 9.

O Pontífice regressa ao Vaticano esta manhã, depois da concelebração eucarística e da última meditação.

No penúltimo dia, o pregador, monsenhor Angelo De Donatis, propôs a pergunta que uma criança, que se preparava para a comunhão lhe fez: “Você conhece Jesus tão bem por motivos de trabalho ou por que vocês são amigos?”. O conhecimento profundo de Jesus que chega à amizade, portanto, no acolhimento e no amor, foi o argumento da meditação.

O convite feito pelo monsenhor, na pregação, foi redescobrir a coragem da fé, porque – disse citando um provérbio – “quando o medo bate à porta e a fé vai abrir, não encontra ninguém”.

Ao longo desses quatro dias de retiro, o Papa e a Cúria também refletiram sobre a confiança em Deus, os perigos da ideologia econômica e a sabedoria de Deus.

Confira como foram as meditações:
.: Amizade com Jesus é tema do 5º dia de retiro do Papa
.: A sabedoria de Deus é a única capaz de atingir os corações, diz pregador
.: Cúria Romana reflete sobre os perigos da ideologia econômica
.: Em retiro, Papa medita sobre a confiança em Deus

Já esta manhã, no Vaticano, na capela Redemptoris Mater, o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, faz a primeira pregação de Quaresma. O tema será “Nos ombros dos gigantes. As grandes verdades da nossa fé contempladas com os padres da Igreja Latina”. O Papa Francisco e os membros da Cúria Romana não estarão presentes nesta primeira pregação devido ao retiro.

Nas semanas seguintes, as meditações serão sobre Agostinho, Ambrósio, Leão Magno e Gregório Magno, para ver o que cada um deles diz a propósito das verdades de fé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo