Revestidos de Cristo

Papa conclui ciclo de catequeses sobre o Batismo 

Na reflexão de hoje, Papa explicou significado da veste branca e da vela acesa no rito do Batismo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Audiência geral na Praça São Pedro com o Papa Francisco / Foto: Reprodução Youtube – Vatican News

O Papa Francisco concluiu nesta quarta-feira, 16, o ciclo de catequeses sobre o Batismo, realizado no tempo pascal vivido pela Igreja. O tema de hoje foi “revestidos de Cristo”.

Na reflexão de hoje, Francisco se deteve sobre o significado da veste branca e da vela acesa, que fazem parte do rito. “A veste branca, enquanto exprime simbolicamente o que aconteceu no sacramento, anuncia a condição dos transfigurados na glória divina”, disse, explicando que revestir-se de Cristo, como lembra São Paulo, é revestir-se de sentimentos de ternura, bondade, humildade, mansidão, magnanimidade, perdão e, sobretudo, caridade. 

Leia mais
.: Íntegra da Catequese do Papa Francisco desta quarta-feira, 16

Também a entrega da chama tirada do círio pascal lembra o efeito do Batismo. Sobre as palavras do sacerdote nesse momento – “Receba a luz de Cristo”, Francisco explicou que elas recordam que a luz é Jesus Cristo, que venceu as trevas do mal. 

“Nós somos chamados a receber o seu esplendor! Como a chama do círio pascal dá luz a cada vela, assim a caridade do Senhor Ressuscitado inflama os corações dos batizados, enchendo-os de luz e calor”. 

Francisco lembrou que essa é, de fato, a vocação cristã: caminhar sempre como filhos da luz, perseverando na fé. No caso das crianças, explicou o Papa, é tarefa dos pais, junto aos padrinhos, cuidar de alimentar a chama da graça batismal no coração dos pequenos, ajudando-os a perseverar na fé. “A educação cristã é um direito das crianças”, disse, citando o Rito do Batismo das Crianças. 

“Ao término destas catequeses sobre Batismo, repito a cada um de vocês o convite que assim expressei na exortação apostólica Gaudete et exsultate: ‘Deixa que a graça do teu Batismo frutifique num caminho de santidade. Deixa que tudo esteja aberto a Deus e, para isso, opta por Ele, escolhe Deus sem cessar. Não desanimes, porque tens a força do Espírito Santo para tornar possível a santidade e, no fundo, esta é o fruto do Espírito Santo na tua vida (cf. Gal 5, 22-23)”, concluiu o Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo