9 de julho

Papa, bispo e membro da Igreja na Escócia enviam carta ao Sudão do Sul

Francisco, Dom Welby e Wallace pedem que líderes políticos possam discernir como servir melhor o povo do país africano

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco, o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, e o moderador da Igreja da Escócia, Jim Wallace, assinaram e enviaram uma carta conjunta aos líderes políticos do Sudão do Sul.

O texto foi escrito por ocasião do 10° aniversário de independência do país africano. Data é celebrada nesta sexta-feira, 9.

“Neste dia que marca os dez anos de Independência do Sudão do Sul, enviamos aos senhores as nossas saudações cordiais, conscientes de que este aniversário recorda suas lutas passadas e aponta com esperança para o futuro”, escreveram.

Segundo os signatários, a nação é abençoada com imenso potencial. “Nós os encorajamos a fazerem esforços cada vez maiores para permitir ao seu povo desfrutar de todos os frutos da independência”, ressaltam no texto.

Carta no Natal de 2020

Papa Francisco, Dom Welby e Wallace recordam que na última vez que escreveram aos líderes políticos do Sudão do Sul foi no Natal 2020. Os líderes rezaram para que as autoridades do país pudessem sentir mais confiança entre eles. Para que fossem “mais generosos no serviço ao seu povo”.

“Desde então, temos tido a alegria de ver alguns pequenos progressos. Infelizmente, o seu povo continua vivendo com medo e incerteza, e não tem confiança de que sua nação possa de fato dar vida à “justiça, liberdade e prosperidade”, conforme cantado em seu hino nacional”, alertaram.

Ainda há muito a ser feito no Sudão do Sul, pontuaram. Para os signatários é necessário formar uma nação que reflita o Reino de Deus, onde a dignidade de todos seja respeitada e todos sejam reconciliados.

“Isto pode exigir dos senhores sacrifício pessoal como líderes, o exemplo de liderança do próprio Cristo mostra isso fortemente”, reforçaram.

Eles prosseguiram: “Hoje, queremos que os senhores saibam que estamos ao seu lado enquanto olham para o futuro e buscam discernir novamente como servir melhorar todo o povo do Sudão do Sul”.

Encontro no Vaticano em 2019

O Santo Padre, Dom Welby e Wallace recordam com alegria e ação de graças o histórico encontro dos líderes políticos e religiosos do Sudão do Sul no Vaticano, em 2019. As promessas feitas naquela ocasião também foram lembradas.

“Rezamos para que essas promessas moldem suas ações, para que nos seja possível visitar e celebrar pessoalmente com os senhores e seu povo, honrando suas contribuições a uma nação que cumpra as esperanças de 9 de julho de 2011. Enquanto isso, invocamos sobre todas as pessoas no Sudão do Sul as bênçãos de Deus de fraternidade e paz”, concluíram.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo