Papa às Pontifícias Academias: toda a Igreja seja missionária

Em mensagem, Francisco lembrou que também as pontifícias academias são chamadas a ser missionárias

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa às Pontifícias Academias: toda a Igreja seja missionária“Também as Academias Pontifícias estão a serviço da missão de toda a Igreja”. Foi o que escreveu o Papa Francisco na mensagem por ocasião da 18º Sessão Pública das Pontifícias Academias, realizada em Roma nesta terça-feira, 28, memória Litúrgica de São Tomás de Aquino, sob o tema “Oculata fide. Ler a realidade com os olhos de Cristo”.

A mensagem foi lida pelo Secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, na Sala Magna do Palácio São Pio X, na Via da Conciliação. Os trabalhos foram introduzidos pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e do Conselho de Coordenação entre as Academias Pontifícias, Cardeal Gianfranco Ravasi,.

O Santo Padre iniciou sua mensagem refletindo sobre a Carta Encíclica Lumen Fidei e a recente Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que convidam a refletir sobre “a dimensão luminosa da fé e sua ligação entre fé e verdade, de indagar não somente com os olhos da mente como também com aqueles do amor, na perspectiva do amor”.

A perspectiva de uma Igreja toda a caminho e toda missionária, diz o Papa, é aquela que se desenvolve na Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. O ‘sonho de uma escolha missionária capaz de renovar todas as coisas’ (Evangelii Gaudium, 27) diz respeito a toda a Igreja e a todas as suas partes. Também as Academias Pontifícias são chamadas a esta transformação, para que não falte a sua contribuição ao corpo eclesial.

O Santo Padre ressalta que não se trata, porém, de fazer operações exteriores, de ‘fachada’. Trata-se, ao invés disto, de concentrar-se ainda mais no essencial, naquilo que é mais bonito, maior, mais atraente, mas também necessário.

“De tal modo que a proposta seja simplificada, sem perder por isto profundidade e a verdade, e assim se torne mais convincente e radiosa. Por isto, queridos e ilustres Irmãos, peço a vossa qualificada colaboração, a serviço da missão de toda a Igreja”.

Para encorajar especialmente os jovens estudiosos de teologia que querem oferecer a própria contribuição à promoção e à realização de um novo humanismo cristão por meio de suas pesquisas, o Papa Francisco anunciou o Prêmio das Pontifícias Academias, dedicado este ano à pesquisa teológica e ao estudo das obras de São Tomás de Aquino.

Os dois contemplados com a distinção foram dois jovens estudiosos: o Reverendo Prof. Alessandro Clemenzia, pela obra intitulada “Na Trindade como Igreja. Em diálogo com Heribert Muhlen” e a Professora Maria Silvia Vaccarezza, pela obra “As razões do contingente. A sabedoria entre Aristóteles e Tomás de Aquino”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo