Francisco aponta, durante encontro com Federação Italiana de Exercícios Espirituais, a oração como caminho de união com Cristo
Liliane Borges
Da Redação, com news.va
O Papa Francisco recebeu na manhã desta segunda-feira, 3, a Federação Italiana de Exercícios Espirituais, prática religiosa idealizada por Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas.
“Difundir, sustentar e valorizar os Exercícios Espirituais, pois os homens e as mulheres de hoje têm sede de encontrar Deus e conhecê-lo e não só de ouvir falar”. Este foi o pedido do Papa aos participantes da Federação que está completando 50 anos de fundação.
O Papa jesuíta convidou a Federação a viver a data como ocasião para “um balanço, e pensar novamente na história recordando as origens e lendo os novos sinais dos tempos”.
Francisco afirmou que o objetivo da Federação é “difundir os exercícios espirituais como uma experiência forte de Deus em um clima de escuta da Palavra, levando à conversão e à doação sempre mais total a Cristo e à Igreja”.
O Santo Padre exortou aos sacerdotes para que certifiquem-se da existência de Casas de Exercícios Inacianos em suas comunidades, nas quais agentes bem formados, dotados de qualidades doutrinais e espirituais, sejam “verdadeiros mestres de espírito”.
“Um bom curso de Exercícios Espirituais contribui para renovar nos participantes a adesão total a Cristo e ajuda a entender que a oração é o meio insubstituível de união ao Crucificado”, concluiu o Papa.