Francisco visitou túmulo de São Pio X para rezar e surpreendeu peregrinos que se encontravam no local e logo o cercaram para cumprimentá-lo
Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco faz aparição surpresa na Basílica de São Pedro em sua cadeira de rodas e sem as vestes papais / Foto: Reprodução Reuters
Por volta das 13h (horário local) desta quinta-feira, 10, alguns visitantes da Basílica de São Pedro identificaram um visitante “inesperado”. “É o Papa! É o Papa”, gritaram algumas mulheres.
O Papa Francisco apareceu de surpresa para visitar o túmulo de São Pio X. Sem as típicas vestes papais e com uma manta para protegê-lo do frio e as cânulas nasais, o Pontífice rapidamente foi cercado por alguns peregrinos e funcionários que estavam por perto, cumprimentando-os e abençoando algumas crianças.
O cônego da Basílica de São Pedro, monsenhor Valerio Di Palma, estava na sacristia quando ouviu o alvoroço e, se dirigindo à nave do templo, deparou-se com o Santo Padre em sua cadeira de rodas, empurrada pelo assistente de saúde pessoal, Massimiliano Strappetti, e os guardas que tentavam manter a ordem.
“Muita emoção, minha visão ficou turva pelas lágrimas e não consegui nem tirar uma foto”, expressou o religioso à mídia vaticana. Ele relatou ainda que o Santo Padre passou pela Porta da Oração, foi até o Altar da Cátedra e, por fim, se dirigiu ao túmulo de São Pio X para rezar.
Leia mais
.: Papa segue com atividades de trabalho e aos poucos retoma reuniões
Ainda em recuperação da pneumonia bilateral que o deixou hospitalizado por mais de um mês no Hospital Gemelli, Francisco não disse nenhuma palavra. Contudo, por meio de seus gestos, expressou sua proximidade e seu carinho com aqueles que encontrou – alguns entre lágrimas, emocionados com a cena. Após este momento, ele retornou à Casa Santa Marta.
Segunda aparição surpresa
Essa foi a segunda vez que o Papa fez uma aparição surpresa ao público. No domingo, 6, ele surgiu na Praça São Pedro no final da Missa por ocasião do Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde. Instantes antes, também havia passado pela basílica, onde encontrou uma religiosa de 94 anos que havia pedido a Deus para conhecer o Pontífice.
No vídeo acima a reportagem é de Adilson Sabará
Narração Fernanda Ribeiro
Imagens de Vatican News e Reuters