Mensagem

Papa aos Passionistas: "A Cruz é atual, ensina a humildade do coração"

Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Congresso Teológico Internacional na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma

Da redação, com Vatican News

Foto: Josh Applegate via Unsplash

De 21 a 24 de setembro, realiza-se o Congresso Teológico Internacional na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. O evento tem como tema: “A Sabedoria da Cruz num mundo plural”. O Congresso situa-se no contexto das Celebrações Jubilares do Terceiro Centenário da Fundação da Congregação Passionista. Ele visa aprofundar a atualidade da Cruz no contexto dos múltiplos areópagos contemporâneos.

Leia também
.: Olhar para a cruz para conhecer Jesus, exorta Papa Francisco
.: A Cruz é o grande livro do amor de Deus, diz Papa em tweet

Para a ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes. O Pontífice afirma que “neste sentido, responde ao desejo de São Paulo da Cruz de se esforçar para que o Mistério Pascal, centro da fé cristã e do carisma da Família Religiosa Passionista, se irradie e se difunda como resposta à Caridade divina e para que vá ao encontro das expetativas e esperanças do mundo”.

Profundidade do amor de Cristo

Ao recordar das palavras do Apóstolo Paulo sobre a “profundidade do amor de Cristo”, Francisco destaca: “Contemplando o Crucificado, vemos todas as dimensões humanas abraçadas pela misericórdia de Deus. O seu amor kenótico e compassivo toca, através da Cruz, os quatro pontos cardeais e alcança os extremos da nossa condição, unindo inseparavelmente a relação vertical com Deus e a horizontal com os homens, numa fraternidade que a morte de Jesus tornou definitivamente universal”.

Leia mais
.: Papa: um cristianismo sem cruz é mundano e se torna estéril

O Santo Padre explica que o imenso poder salvífico que se liberta da fragilidade da Cruz aponta à teologia a importância de um estilo que saiba unir a altura do pensamento com a humildade do coração.

“A Cruz do Senhor, fonte de salvação para os homens de todos os lugares e de todos os tempos é, por isso, atual e eficaz, também e sobretudo, numa situação como é a contemporânea, caraterizada por mudanças rápidas e complexas”, frisa.

Leia também
.: A Cruz ensina a não temer derrotas, é sinal de vitória, diz Papa
.: Papa aos jovens: Na cruz, Jesus se identificou com todo o sofrimento

Por fim, o Papa recorda os desafios que o Congresso Teológico propõe ao dar a conhecer a Sapientia Crucis em vários âmbitos. “Das culturas, a promoção do humanismo e o diálogo inter-religioso e os novos cenários da Evangelização –, associando à reflexão científica uma série de manifestações que garantem o impacto benéfico em vários contextos”.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo