A mensagem do Papa para o Dia Internacional da Juventude, promovido pela ONU, fala da “cultura do cuidado” e da necessidade de espalhá-la diante de todos os desafios da vida
Da redação, com Vatican News
Campeões de fraternidade! Esta é a exortação do Papa aos jovens no dia em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, promovido pelas Nações Unidas.
“Queridos jovens, nunca percais a coragem de sonhar e viver em medida grande! Fazei vossa a cultura do cuidado e espalhai-a; tornai-vos campeões de fraternidade; enfrentai os desafios da vida, deixando-vos orientar pela criatividade fiel de Deus e por bons conselheiros. #YouthDay”
“Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável” é o tema definido pela ONU para este ano. A finalidade é destacar o papel dos jovens em se unirem para ampliar o engajamento e a liderança em todas as áreas de tomada de decisão e ação, especialmente na criação de um mundo ambientalmente sustentável e favorável ao clima.
A mudança para um mundo ambientalmente sustentável e respeitador do clima é fundamental não só para responder à crise climática global, mas também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma transição bem sucedida para um mundo mais verde depende do desenvolvimento de competências ecológicas na população. Estas são conhecimentos, capacidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos.
Embora as competências ecológicas sejam relevantes para todas as faixas etárias, têm uma importância acrescida para os mais jovens, que podem contribuir para a transição ecológica durante um período de tempo mais significativo.
A mensagem do Papa para este Dia fala da “cultura do cuidado” e a necessidade de espalhá-la diante de todos os desafios da vida, inclusive das mudanças ecológicas, deixando-se orientar pela criatividade fiel de Deus e por bons conselheiros.
Vale a pena arriscar no amor!
Por ocasião deste #YouthDay, recordarmos também uma “mini-Jornada” que se realizou exatamente no dia 11 de agosto de cinco anos atrás.
Naquela ocasião, no horizonte havia o Sínodo dos Jovens, que se realizaria dois meses depois, em outubro de 2018.
Estiveram na Cidade Eterna mais de setenta mil jovens numa iniciativa que teve como nome “A Caravana da Esperança” e levou a Roma jovens de 195 dioceses de Itália.
A interação dos jovens com o Papa foi feita de modo simples, através de perguntas e respostas. Nessa troca de palavras e de inquietações, Francisco afirmou que “os sonhos não se compram”, e sublinhou que são “um dom de Deus, um dom que Deus semeia” no coração dos jovens.
E disse algo que repetiria cinco anos depois em Lisboa: vale a pena arriscar no amor!