Visita a Cagliari

Papa aos jovens: Não desistir diante da experiência do fracasso, mas seguir adiante

Papa Francisco afirmou neste domingo, 22, que os jovens não devem se desencorajar diante de algo que não deu certo

Da Redação, com Rádio Vaticano

A visita de Francisco a Cagliari, neste domingo, 22, terminou com um encontro com os jovens, na Praça Carlo Felici – o que trouxe à memória do Santo Padre, sua experiência na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.

“Talvez alguns de vocês estavam lá, mas muitos certamente acompanharam na televisão e na internet. Foi uma experiência muito bela, uma festa da fé e da fraternidade que enche de alegria. A mesma alegria que hoje sentimos”, destacou.

Acesse
.: Fotos no Flickr

Em um clima de festa, bem humarado, o Papa falou uma palavra em espanhol. Ao perceber, brincou: “Também eu falo dialeto aqui”, em referência ao dialeto sardo.

Da vocação dos primeiros discípulos, Francisco tirou a mensagem dirigida aos jovens: não desencorajar diante da experiência do fracasso e confiar em Jesus.

Para Francisco, os jovens não devem se desencorajar diante de algo que não deu certo. Muito menos devem vender sua juventude “para os que vendem a morte”. Não se pode parar no ‘trabalhamos sem nada pescar’, mas ir além, ‘lançar as redes’ novamente, sem se cansar.

“Jesus dará a força! Há a ameaça da lamentação e quando tudo parece estagnante quando os problemas pessoais nos inquietam, as dificuldades sociais não encontram as respostas devidas, não é bom desistir.”

O caminho é Jesus: fazê-lo subir no nosso ‘barco’ e tomar o largo com Ele, que transforma a perspectiva da vida. “Eu não venho aqui para vender uma ilusão. Mas venho para dizer que existe uma pessoa que pode levá-lo adiante. Confie Nele. É Jesus e Jesus não é uma ilusão.”

Abrir-nos a Deus, disse ainda o Papa, nos abre aos outros. “Também os jovens são chamados a se tornarem ‘pescador de homens’. Tenham a coragem de ir contra a corrente, sem se deixar levar pelas correntes. Encontrar Jesus Cristo, experimentar o seu amor e a sua misericórdia é a maior aventura, e a mais bela, que pode acontecer a uma pessoa!”

Leia mais
.:  Papa aponta caminho para superação da crise
.: Caridade é escolha de vida, diz Papa a pobres e detentos de Cagliari
: Angelus – Papa comenta forte ligação da região da Sardenha com Maria
: “Não se cansem de bater à porta de Deus”, diz Papa em homilia em Cagliari

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo