Papa Francisco afirmou neste domingo, 22, que os jovens não devem se desencorajar diante de algo que não deu certo
Da Redação, com Rádio Vaticano
A visita de Francisco a Cagliari, neste domingo, 22, terminou com um encontro com os jovens, na Praça Carlo Felici – o que trouxe à memória do Santo Padre, sua experiência na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.
“Talvez alguns de vocês estavam lá, mas muitos certamente acompanharam na televisão e na internet. Foi uma experiência muito bela, uma festa da fé e da fraternidade que enche de alegria. A mesma alegria que hoje sentimos”, destacou.
Acesse
.: Fotos no Flickr
Em um clima de festa, bem humarado, o Papa falou uma palavra em espanhol. Ao perceber, brincou: “Também eu falo dialeto aqui”, em referência ao dialeto sardo.
Da vocação dos primeiros discípulos, Francisco tirou a mensagem dirigida aos jovens: não desencorajar diante da experiência do fracasso e confiar em Jesus.
Para Francisco, os jovens não devem se desencorajar diante de algo que não deu certo. Muito menos devem vender sua juventude “para os que vendem a morte”. Não se pode parar no ‘trabalhamos sem nada pescar’, mas ir além, ‘lançar as redes’ novamente, sem se cansar.
“Jesus dará a força! Há a ameaça da lamentação e quando tudo parece estagnante quando os problemas pessoais nos inquietam, as dificuldades sociais não encontram as respostas devidas, não é bom desistir.”
O caminho é Jesus: fazê-lo subir no nosso ‘barco’ e tomar o largo com Ele, que transforma a perspectiva da vida. “Eu não venho aqui para vender uma ilusão. Mas venho para dizer que existe uma pessoa que pode levá-lo adiante. Confie Nele. É Jesus e Jesus não é uma ilusão.”
Abrir-nos a Deus, disse ainda o Papa, nos abre aos outros. “Também os jovens são chamados a se tornarem ‘pescador de homens’. Tenham a coragem de ir contra a corrente, sem se deixar levar pelas correntes. Encontrar Jesus Cristo, experimentar o seu amor e a sua misericórdia é a maior aventura, e a mais bela, que pode acontecer a uma pessoa!”
Leia mais
.: Papa aponta caminho para superação da crise
.: Caridade é escolha de vida, diz Papa a pobres e detentos de Cagliari
: Angelus – Papa comenta forte ligação da região da Sardenha com Maria
: “Não se cansem de bater à porta de Deus”, diz Papa em homilia em Cagliari