Mensagem de Francisco aos participantes do Festival dos Jovens que acontece em Medjugorje destaca a conformidade com os desígnios do Pai
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A Santa Sé divulgou, nesta quinta-feira, 27, uma mensagem do Papa Francisco aos participantes do Festival dos Jovens que acontece em Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina. O encontro acontece entre os dias 26 e 30 de julho.
Em sua mensagem, o Santo Padre se refere ao encontro como uma oportunidade para celebrar e renovar a fé. Ele deseja que os jovens vivam o festival como uma peregrinação espiritual, os levando ao encontro de Jesus.
Refletindo sobre o tema proposto – “Eis minha mãe, eis meus irmãos” (cf. Mt 12, 49) –, o Pontífice expressa que o gesto de Jesus ao ser informado que a Virgem Maria e alguns familiares haviam ido ao Seu encontro pode impressionar por parecer uma falta de respeito. Contudo, Francisco explica que, com este gesto, Jesus indica que é a adesão à vontade de Deus Pai que estabelece a união com Ele.
Acolher a vontade de Deus
Na sequência, o Papa dá o exemplo da própria Virgem Maria, que estabelece um vínculo de união com Deus antes mesmo do nascimento de Jesus, acolhe a vontade divina ao dar seu “sim”. “Queridos jovens, a vontade de Deus é um tesouro inestimável”, destaca.
Ele também frisa, entretanto, que muitas vezes os seres humanos têm dificuldade em compreender e acolher a vontade de Deus. Contudo, Francisco lembra que “não há melhor vontade para nós do que a do Pai, que é o desígnio de amor para conosco em vista do seu reino e da nossa plena felicidade. Muitas vezes tememos esta vontade, porque tememos que Deus nos imponha algo por pura vontade e não para o nosso bem; temos medo de que aceitar sua vontade signifique abrir mão de nossa liberdade”.
Por isso, cada ser humano deve pedir a Deus que possa conhecer Sua vontade, e ela se realize em sua vida. Assim, o homem se torna filho e cresce no amor pelo Pai e pelos irmãos. “Deus tem um plano de amor para cada um de vocês. Não tenha medo de sua vontade, mas coloque toda a sua confiança em sua graça”, anima o Pontífice.
Viver a juventude com a alegria que vem de Cristo
O Santo Padre também exorta os jovens a aproveitarem a juventude para, nesta etapa da vida, fundamentarem os próprios alicerces da existência. “O vosso futuro pessoal, profissional e social dependerá das escolhas que fizerdes nestes anos”, aconselha, lembrando também que Nossa Senhora acompanha cada um nesta jornada.
Concluindo a sua mensagem, o Papa convida os jovens a serem sinal de esperança e da alegria de Cristo, anunciando o Evangelho. Perseverantes neste compromisso cotidiano e abertos à ação de Deus, assinala Francisco, eles farão do mundo um lugar melhor para todos.