Audiência no Vaticano

Papa aos ciganos: cidadão de segunda classe é quem descarta os outros

Francisco manifestou sua solidariedade quando lê acusações nos jornais contra os ciganos

Da redação, com VaticanNews

Papa recebeu em audiência esta manhã, no Vaticano, os ciganos das etnias rom e sinti / Foto: VaticanMedia

Música, oração e encorajamento marcaram o encontro do Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 9, no Vaticano, com os ciganos das etnias rom e sinti.

Após ouvir os testemunhos, o Pontífice improvisou um discurso em que os exortou a prosseguirem em suas vidas com esperança, não obstante as dificuldades.

“Quando a esperança é concreta no Deus verdadeiro, jamais desilude. As mães, que leem a esperança nos olhos dos filhos lutam todos os dias pela concretude, não por coisas abstratas. Permitam-me dizer que as mães são esperança. Uma mulher que traz um filho ao mundo é ela mesma esperança, semeia esperança.”

Cidadão de segunda classe

Ao criticar a “adjetivação” das pessoas, Francisco falou dos preconceitos que os ciganos devem enfrentar: “É verdade, existem cidadãos de segunda classe. Mas os verdadeiros cidadãos de segunda classe são aqueles que descartam as pessoas: estes são de segunda, porque não sabem abraçar. Sempre com o adjetivo excluem os outros. Ao invés, a verdadeira estrada é a fraternidade”.

Francisco pediu então um coração grande, capaz de não guardar rancor: “Ir avante com dignidade: a dignidade da família, do trabalho, de ganhar o pão cotidiano. É isso que nos leva avante: a dignidade da oração. Olhando sempre para frente. E quanto vier o rancor, ignorar, pois a história nos fará justiça. ”

Por fim, o Pontífice manifestou sua solidariedade quando lê acusações nos jornais contra os ciganos:

“Quando leio nos jornais algo de ruim, vou ser sincero: sofro. Hoje li algo ruim e sofro, porque isso não é civilidade. O amor é a civilidade: avante com o amor. O Senhor os abençoe e rezem por mim!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo