Mensagem

Papa agradece aos padres idosos: memória viva para o amanhã da Igreja

Papa enviou mensagem a padres idosos e doentes que participam de uma jornada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A fragilidade pode nos aperfeiçoar e santificar, diz o Papa Francisco a padres idosos que participam da Jornada dos Sacerdotes Idosos e Doentes da região da Lombardia, que se realiza no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio nas proximidades de Bérgamo.

O Santo Padre manifestou sua alegria com a jornada mesmo diante das limitações necessárias para enfrentar a pandemia da covid-19. Este é um encontro de oração e fraternidade para padres idosos e doentes organizado há seis anos pela conferência episcopal da região da Lombardia.

Leia também
.: Padres idosos se reinventam e aderem às redes sociais durante pandemia

“É bonita esta atenção dos pastores pela parte fisicamente mais frágil do seu presbitério. Na realidade, vocês são sacerdotes que, na oração, na escuta, na oferta do sofrimento, realizam um ministério não secundário em suas Igrejas”, diz o Papa na mensagem enviada e publicada nesta quinta-feira, 17, pelo Vaticano.

Gratidão pelo testemunho dos padres idosos

Francisco expressa anda sua gratidão a esses sacerdotes idosos ou acometidos por alguma doença. Agradece por seu testemunho de amor fiel a Deus e à Igreja. “Obrigada pelo anúncio silencioso do evangelho da vida. Obrigado porque vocês são a memória viva a ser aproveitada para construir o amanhã da Igreja”.

Falando do cenário de pandemia, o Papa recorda as restrições desse tempo: passar os dias em um espaço limitado, fazendo-os parecer intermináveis e sempre iguais, sentir falta dos amigos. Ele acrescenta ainda que o medo do contágio recordou a precariedade do homem e o fez conhecer a realidade que esses padres, bem como muitos outros idosos, vivem cotidianamente.

Leia também
.: Abandono é a ‘doença’ mais grave do idoso, diz Papa

A lição da pandemia

“Espero tanto que este período nos ajude a entender que, muito mais do que ocupar espaço, é necessário não perder o tempo que nos é dado; que nos ajude a desfrutar da beleza do encontro com o outro, para curar o vírus da autossuficiência. Não esqueçamos esta lição!”.

No período mais difícil, de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador, muitos dirigem o olhar para o céu, diz o Papa, acrescentando que, com a graça de Deus, essa pode ser uma experiência de purificação.

“Também para nossa vida sacerdotal a fragilidade pode ser ‘como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavadeiros’ (Mal 3,2) que, elevando-nos a Deus, nos aperfeiçoa e nos santifica. Não tenhamos medo do sofrimento: o Senhor carrega a Cruz conosco!”.

Francisco encerra a mensagem confiando cada um à Virgem Maria e recordando em oração tantos padres que morreram por causa da covid-19, bem como os que estão em recuperação da doença.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo