Evangelização

Padres idosos se reinventam e aderem às redes sociais durante pandemia

Padre Luiz  é um dos sacerdotes idosos que fez sucesso nas redes quando, sem querer, acionou o botão efeito de máscara em uma transmissão; “Deus quer também um pouco de alegria”, comentou

Da redação, com CNBB

/ Foto: Divulgação CNBB

Neste tempo de pandemia de coronavírus, o uso das redes sociais aumentou. As plataformas digitais foram escolhidas como recursos eficazes para proteger e estar com as pessoas idosas, que são a população de maior vulnerabilidade ao covid-19. No entanto, engana-se quem acredita que eles não têm muita intimidade com as redes. Muitos deles têm obtido sucesso ao lidar com a internet. Nesse contexto, até os sacerdotes mais idosos se renderam às redes sociais e passaram a fazer momentos de oração e de celebração através das lives.

Um deles ficou bem famoso na semana passada ao fazer uma live. Padre Luiz Cesar Moraes, de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, foi celebrar a Missa transmitindo pelo Facebook e, sem querer, acabou acionando o botão efeito de máscara. O vídeo viralizou na internet e teve 789 mil visualizações, 25 mil compartilhamentos e 28 mil comentários. Mesmo com a grande repercussão, o padre manteve o vídeo salvo e pediu desculpas pelo erro.

/Foto: Reprodução – Facebook

 

“Desculpe os efeitos, adicionei sem ver, para iniciar a gravação. Deus quer também um pouco de alegria. A intenção foi mesmo de oração. Os efeitos foram sem intenção”, escreveu o padre na descrição do vídeo em sua página, que acabou com a sua oração sendo estampada por alguns efeitos como um chapéu e óculos escuros, uma corrente no pescoço e até um rosto de lobo.

Com 34 anos de sacerdócio, o padre levou a situação com naturalidade e, em outro post, fez um esclarecimento. “Hoje, na transmissão do momento de Oração do Meio-dia, como sou amador no trato da filmagem, como faço sozinho e usando de meu celular para aproveitar melhor imagem, faço pela câmera de trás (não selfie) afixando o mesmo na minha cristaleira e, então, não vejo o que se filma. Ao acessar o início da transmissão, sem ver, acessei o botão de efeito de máscaras e deu no que deu”, disse.

Leia mais
.: Notícias da Pandemia de Coronavírus

O padre fez questão de deixar claro: “Em assunto de meu Ministério Sacerdotal, não brinco em serviço e muito menos faço brincadeiras. Mas Deus usa até de nossas falhas para dar seu recado, ficaram hilárias as caras, como Ele tira do brejo a flor do copo de leite, do meu erro ajudou a tornar risonha e hilária a vida de muita gente, rir faz bem, ainda mais neste tempo de apreensão que estamos vivendo. Peço que não me ridicularizem e nem usem essas imagens para denegrir minha pessoa e ministério sacerdotal”, finalizou abençoando a todos.

Um levantamento da consultoria SeniorLab, publicado em 2018, mostra que, nos últimos dois anos, nenhum grupo cresceu mais em número de perfis no Facebook do que o de idosos. Até agosto daquele ano, 7,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais estavam conectadas à rede social, o equivalente a um quarto do total de idosos brasileiros. Dados do Ministério da Saúde revelam que no Brasil pessoas acima dos 65 anos já representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo