Marta, Maria e Lázaro serão celebrados juntos; Gregório de Narek, João de Ávila e Hildegard de Bingen terão suas próprias memórias opcionais
Da redação, com Boletim da Santa Sé
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos divulgou nesta terça-feira, 2, dois decretos aprovados pelo Papa Francisco sobre a comemoração dos santos.
O primeiro inscreveu os irmãos Marta, Maria e Lázaro no Calendário Romano em 29 de julho. Em um segundo decreto, o Papa Francisco inscreveu três memórias opcionais no Calendário Romano para três Doutores da Igreja: São Gregório de Narek, Abade e Doutor da Igreja, em 27 de fevereiro; São João De Ávila, Sacerdote e Doutor da Igreja, no dia 10 de maio; e Santa Hildegarda de Bingen, Virgem e Doutora da Igreja, em 17 de setembro.
Santos e Amigos de Jesus
O decreto sobre Marta, Maria e Lázaro ressalta que a escolha do Papa foi tomada com base no “importante testemunho evangélico que ofereceram ao acolher o Senhor Jesus em sua casa, ouvi-lo com atenção e acreditar que Ele é a ressurreição e a vida”.
“Na casa de Betânia”, diz ele, “o Senhor Jesus experimentou o espírito de família e a amizade de Marta, Maria e Lázaro, e por isso o Evangelho de João afirma que os amava. Marta generosamente ofereceu-Lhe hospitalidade, Maria ouviu atentamente Suas palavras e Lázaro prontamente saiu do túmulo sob a ordem d’Aquele que humilhou a morte. ”
O decreto também faz referência à “incerteza tradicional na Igreja latina” sobre a identidade de Maria, e afirma que estudos recentes resolveram a questão, identificando-a como a irmã de Marta e Lázaro, “conforme atesta o atual martirológio romano”.
Santidade e sabedoria
O decreto sobre os três Doutores da Igreja lembra que “a combinação da santidade com o conhecimento na experiência do mistério de Jesus Cristo está inextricavelmente ligada ao mistério da Igreja”.
No documento, é ressaltado que esta vivência da santidade e da sabedoria é especialmente visível naqueles que receberam o título de “Doutores da Igreja”, reforçando que os três nomes foram incluídos por oferecerem algo único à Igreja.
“A sabedoria que caracteriza estes homens e mulheres não é só deles”, diz o texto, “visto que, ao se tornarem discípulos da Sabedoria divina, eles próprios se tornaram professores de sabedoria para toda a comunidade eclesial”.