Ausência em Ariccia

Papa acompanhará do Vaticano os Exercícios Espirituais

Francisco, que se recupera de um resfriado, confirmou sua ausência em Ariccia; Pontífice acompanhará do Vaticano exercícios do pregador Pietro Bovati

Da redação, com Vatican News

Os Exercícios Espirituais para o Papa e Cúria Romana serão realizados neste domingo, 1º, em Ariccia, província de Roma, até o dia 6. Francisco, que se recupera de um resfriado, anunciou que acompanhará os exercícios do pregador Pietro Bovati, estudioso bíblico jesuíta, diretamente do Vaticano.

“A sarça ardia em fogo (Êxodo 3,2)” – O encontro entre Deus e o homem, à luz do Livro do Êxodo, do Evangelho de Mateus e da oração dos Salmos”. Este é o tema dos Exercícios Espirituais de Bovati, secretário da Pontifícia Comissão Bíblica.

O biblista jesuíta afirma que o tema do retiro diz respeito à experiência de Deus, representada pelo encontro de Moisés com a sarça ardente e pela escuta da Palavra que sai dessa sarça, do fogo. “A Palavra que ilumina a vida dos homens e indica a eles o caminho da vida”, sublinhou.

Os Exercícios Espirituais são, basicamente, uma ajuda para o encontro pessoal da alma com Deus, explica Bovati. Segundo o pregador, a missão do guia espiritual é a de favorecer esse encontro de cada um com Deus a ouvir, de maneira pessoal, a Palavra do Senhor. “Somente Ele pode dar a cada um as indicações que são, ao mesmo tempo, normativas e consoladoras”.

Ao fazer um itinerário dos Exercícios Espirituais, o secretário da Pontifícia Comissão Bíblica explica que pensou em  fazer com que cada um escute a Palavra de Deus, entregue nas Escrituras Sagradas, seguindo o itinerário dos profetas. “A escuta de Deus na oração é uma experiência profética”, frisou. Alguns textos das Escrituras mostrando como Moisés e Cristo se colocam à escuta da Palavra serão repassador com a Cúria Romana.

O tema da oração e da profecia guiarão o itinerário dos Exercícios Espirituais que percorrerão alguns textos do Livro de Êxodo e algumas passagens do Evangelho de Mateus. A intenção é expressar aquilo que é de certa forma o dinamismo quaresmal: durante a Quaresma, somos convidados a percorrer novamente, espiritualmente, o caminho do povo no deserto que vai em direção ao monte de Deus, em direção à experiência pascal, comenta Bovati.

Sobre os destinatários da pregação, o Papa e a Cúria, o jesuíta declara sentir-se feliz por encontrar-se nessa situação. “Minha humilde missão como irmão é a de transmitir aquela experiência religiosa que eu tive ao ouvir a Palavra de Deus e dar alguma ajuda, alguma inspiração para a oração, para que se faça a experiência desta beleza, desta profundidade, desta verdade da Palavra de Deus, uma palavra que nos atinge profunda e pessoalmente”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo