Papa a bispos da Bulgária: prossigam no empenho missionário

Francisco destacou a vitalidade da Igreja católica na Bulgária

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa a bispos da Bulgária: prossigam no empenho missionárioNa manhã desta quinta-feira, 13, Papa Francisco encontrou-se com os bispos da Bulgária, em visita ad Limina. Em seu discurso aos presentes, o Santo Padre convidou os bispos a prosseguirem no caminho ecumênico com a Igreja ortodoxa.

Um povo que em meio às vicissitudes da história manteve viva a chama da fé em Cristo. Essa é a Bulgária nas palavras do Papa Francisco. O Santo Padre destacou a vitalidade da Igreja católica na Bulgária e seu desejo de que se siga por esse caminho, procurando uma transformação missionária que a Igreja é chamada a realizar no mundo inteiro.

“Isto requer uma conversão espiritual e pastoral, que começa da tomada de consciência que, pela força do Batismo, somos todos discípulos missionários, enviados pelo Senhor para evangelizar com alegria e com espírito, valorizando também o precioso tesouro da piedade popular”.

O Pontífice também exortou a um renovado empenho na formação dos fiéis, promovendo uma catequese adequada, um cuidado especial em relação à pastoral juvenil e vocacional e da fraternidade sacerdotal.

Ele recordou ainda a proximidade da canonização dos beatos João XXIII e João Paulo II, que deixaram uma marca também na Bulgária.

“Este é um sinal eloquente  do quanto tenha deixado gravado na vida e na alma da comunidade católica búlgara o testemunho do primeiro Papa eslavo, em particular a sua visita que ele realizou em sua Pátria em maio de 2002. E é um sinal igualmente do quão vivo é a memória deixada pelo arcebispo Angelo Giuseppe Roncalli, nos nove anos durante os quais trabalhou na Bulgária como delegado apostólico”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo