Carta

Ouvir e reparar vítimas visíveis e invisíveis das máfias, pede Papa

Em carta, Francisco encoraja associações que trabalham por reparar danos produzidos pelas máfias

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco enviou mensagem a uma delegação chamada “Libera”. A instituição é comprometida desde 1995 contra as máfias e a favor da justiça social. A “Libera” é presente em todo o território italiano.

A associação esteve na semana passada na Argentina para promover o projeto “Bien Restituido”. O projeto trata sobre a reutilização social de bens confiscados. A carta foi escrita em espanhol e datada de 25 de março. A mensagem foi lida pelo fundador Luigi Ciotti da “Libera”, durante um congresso sobre o tema.

Leia mais
.: Ao recordar vítimas, Papa afirma sobre máfias: trocam a fé pela idolatria
.: Papa pede esforços contra máfias e contrabando de migrantes

Na carta, o Pontífice se disse feliz pelo trabalho que a Argentina está fazendo em sinergia com a União Europeia, de modo particular na luta contra o crime organizado. Para Francisco essa colaboração é essencial para superar esse tipo de associação ilegal, que não conhece fronteiras e se beneficia dos conflitos entre os povos e do mau funcionamento das instituições.

A ação judicial e processual contra esse tipo de crime é normalmente focada em “repressão e punição, e é uma perspectiva limitada que deixa o caminho inacabado”. O Santo Padre ainda sugeriu que a Itália tem muito a oferecer à sociedade no sentido de ajudar a inverter os mecanismos que produzem a proliferação de associações ilegais, a partir de sua própria experiência.

Exemplo Virtuoso

Segundo o Papa, a reutilização dos bens confiscados é um exemplo virtuoso de restauração e pacificação através da ação coletiva. O Pontífice destaca que para o estado é uma oportunidade para voltar o olhar ao seu povo, criando oportunidades onde não existia antes.

Leia também
.: Ainda há tempo para conversão, diz Papa aos mafiosos

“É também uma oportunidade para o Estado assumir a sua responsabilidade e reconhecer a sua omissão; porque um Estado que só olha para si mesmo, se confunde e se perde”, declarou.

Danos Sociais

Na carta, o Santo Padre alertou que o crime organizado produz danos sociais em larga escala: “Gera vítimas visíveis e invisíveis, portadoras de um sofrimento que deve ser ouvido e reparado”.

Francisco escreveu que um congresso internacional para debater esse tema pode auxiliar na busca por “soluções práticas que ajudem a reparar” esses danos causados à sociedade.

Dessa forma, a justiça pode adquirir espaço, para que possa ser ampliada, criar raízes e ocupar “o espaço que de outra forma é ocupado pela injustiça”, concluiu o Papa.

Ao comentar as palavras do Pontífice, o fundador da associação “Libera”, afirmou que o Santo Padre está falando à Itália, mas também se dirigindo a todos os Estados. Assim, estimula a ação e o pensamento da Igreja que deve se inovar conceitualmente sobre isso.

“As máfias são mundiais, mas há um importante reconhecimento à Itália, país onde nasceram, em grande parte, as máfias, mas também o país onde nasce a Antimáfia”, destacou Ciotti.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo