ANGELUS

Oração é o remédio da fé, o reconstituinte da alma, afirma Papa

Além disso, Francisco pediu às crianças de todo o mundo que rezem o Rosário pela paz na Ucrânia e em outras áreas devastadas pela guerra, como parte da iniciativa “Um milhão de crianças rezando o Rosário”

Da redação, com Vatican News

Fiéis reunidos na Praça São Pedro no Angelus deste domingo, 16 / Foto: Reuters – Vatican Mediia – Catholic Press Photo

Na oração do Angelus deste domingo, 16, o Papa Francisco começou a gravar desta preocupação de Jesus: “Mas quando o Filho do Homem voltar, localizado a fé sobre a terra?” (Lc 18,8). Francisco disse que é uma pergunta. mim, na minha, no meu coração? Que vida veria?”

Oração constante

O Papa destaca que é importante não negligenciar o que mais importa que nosso amor por Deus se esfrie pouco a pouco.

“Hoje Jesus nos oferece o remédio para uma fé ressequida. E qual é? Uma oração. Sim, a oração é o remédio da fé, o reconstituinte da alma. Porém, deve ser uma oração constante”

Em seguida, disse que a constância significa “nutrir” todos os dias como uma planta, senão a nossa fé pode “entrar em letargo” e secará. E fazendo analogia com a planta disse ainda para nos dedicarmos tempo a Deus, com orações. Assim Ele pode entrar em nosso tempo; precisamos de momentos constantes nos quais abrimos nossos corações, para que Ele possa derramar sobre nós todos os dias amor, paz, alegria, força, esperança; isto é, nutrir a nossa fé. Então o Papa ponderou, que alguns posso objetar: “Como eu faço? Não vivo em um convento, não tenho muito tempo para rezar”.

Orações jaculatórias

“Pode vir em nosso auxílio, uma prática espiritual sábia, mesmo que hoje seja um pouco esquecidoda, que nossos idosos, especialmente como avós, conhecem bem: a das chamadas orações jaculatórias. O nome é um pouco ultrapassado, mas a substância é boa”

E Francisco explica “são instruções muito curtas, que podemos repetir com frequência o dia, no decorrer das atividades “em sintonia” com o. Dando em seguida alguns exemplos: “Assim que concordamos, podemos dizer: ‘Senhor, eu te avalia e te ofereço este dia’; depois, antes de uma atividade, podemos repetir: ‘Vem, Espírito Santo’; e entre uma coisa e outra, podemos rezar assim: ‘Jesus, eu confio em ti e te amo’. Com quanta frequência enviamos ‘pequenas mensagens’ às pessoas que amamos! Façamos nossos corações com o Senhor, isso para Ele também”.

E concluindo disse ainda “Não nos esquecemos de ler Suas respostas. P Senhor responde sempre. Onde podemos encontrá-las? No Evangelho, que deve estar sempre à mão para ser aberto todos os dias, para receber uma Palavra de vida dirigida a nós”. Por fim disse ainda: “E voltemos ao conselho que já dei muitas vezes: sempre houve um pequeno Evangelho de bolso consigo, em sua bolsa, e assim, quando tiver um minuto, abra-o e leia algo, e o Senhor lhe responderá”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo