O verdadeiro cristão não evita a Cruz, diz Papa em homilia

Francisco destacou que a capacidade de suportar as humilhações é um sinal para a identificação de um verdadeiro cristão

Da redação, com Rádio Vaticano

A prova para entender se uma pessoa é cristã está na capacidade de levar com alegria e paciência as humilhações. Esta foi a reflexão do Papa Francisco na Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta sexta-feira, 27. O Santo Padre voltou a falar da tentação do “bem estar espiritual”, que impede de amar Cristo plenamente.

O ponto de partida foi o Evangelho de Lucas, com o trecho em que Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas dizem Dele e o que eles mesmos dizem sobre Ele. Foi quando Pedro respondeu: o Cristo de Deus.  Francisco disse que esta é uma pergunta dirigida também aos fiéis de hoje.

“Foi o Espírito Santo que tocou o coração de Pedro para dizer quem é Jesus. Se é o Cristo, o Filho de Deus vivo, é um mistério, né? Quem poderia explicar aquilo…Mas Ele o disse. E se cada um de nós, em sua oração, olhando ao Tabernáculo, diz ao Senhor: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo’, primeiro não pode dizê-lo por si mesmo, deve ser o Espírito Santo a dizer isto nele. E, segundo, prepare-se, porque Ele te responderá: ‘é verdade’”.

Francisco lembrou que Jesus pede a Pedro para não revelar essa resposta a ninguém e depois anuncia a sua Paixão, morte e Ressurreição. Neste ponto, o Santo Padre recordou a reação do chefe dos apóstolos, que declara: “Isto não te acontecerá jamais”. Ele comentou que Pedro se escandalizou não mais nem menos que tantos cristãos que dizem seguir Jesus, mas O seguem para conhecê-Lo até um certo ponto. Esta é, segundo ele, a tentação do bem-estar espiritual.

“Temos tudo: temos a Igreja, temos Jesus Cristo, os Sacramentos, a Virgem Maria, tudo, um bom trabalho para o Reino de Deus; somos bons, todos. Porque pelo menos temos que pensar isso, porque se pensar ao contrário é pecado!”.

Porém, este bem estar espiritual não é suficiente, segundo disse o Papa. “Falta essa última unção do cristão, para ser um cristão realmente: a unção da cruz, a unção da humilhação. Ele se humilhou até à morte, morte de tudo. Esta é a pedra de comparação, a verificação da nossa realidade cristã: eu sou um cristão de cultura do bem-estar? Eu sou um cristão que acompanha o Senhor até a cruz? O sinal é a capacidade de suportar as humilhações”.

O Papa disse então que o escândalo da Cruz continua a bloquear muitos cristãos. Ele disse que todos querem ressurgir, mas nem todos pretendem fazê-lo pelo caminho da Cruz. E, ainda mais, se queixam das injustiças ou afrontas sofridas, comportando-se ao contrário do que Jesus fez e pede para imitar.

“A verificação se um cristão é um cristão realmente é a sua capacidade de suportar com alegria e paciência as humilhações, já que isso é algo que não gostamos… Há muitos cristãos que, olhando para o Senhor, pedem humilhações para se assemelhar a Ele. Esta é a escolha: o cristão do bem-estar – que vai para o Céu, certo de salvar-se – ou o cristão próximo a Jesus, pela estrada de Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo