"O trabalho deve dar dignidade à pessoa", diz Papa Francisco

Catequese na festa de São José Operário e dia do trabalho

Kelen Galvan
Da Redação

papa_catequese

Na Catequese, o Papa Francisco alertou ainda sobre a situação do trabalho escravo que existe ainda hoje na sociedade (Foto: news.va)

Nesta quarta-feira, 1º, Festa de São José Operário e Dia do Trabalho, o Papa Francisco fez sua Catequese na Praça de São Pedro, no Vaticano junto a milhares de peregrinos provenientes de todas as partes do mundo.

O Santo Padre refletiu sobre a dignidade e a importância do trabalho, visto que o próprio Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro de seu pai José, “dividindo com ele seus compromissos, esforços, satisfação e as dificuldades do dia a dia”.

Acesse
:: ÍNTEGRA da Catequese

O Papa destacou que o trabalho é fundamental para a dignidade de uma pessoa. “O trabalho nos plenifica de dignidade, nos torna semelhantes a Deus, que trabalhou e trabalha, age sempre (cf. Jo 5:17), dá a capacidade de nos manter, manter nossa família, contribuir para o crescimento da nação”.

E fazendo um apelo àqueles que tem a responsabilidade de administrar o bem comum, o Santo Padre dirigiu um convite à solidariedade e ao encorajamento. “Para fazer todo esforço para dar novo impulso às oportunidades de trabalho; isto significa preocuparem-se pela dignidade das pessoas; mas sobretudo, quero dizer não percam a esperança; também São José teve momentos difíceis, mas jamais perdeu a fé e soube superá-las, na certeza que Deus não abandona.”

Em seguida, o Papa falou diretamente à juventude: “Quero dirigir-me em particular a vocês adolescentes e jovens: empenhem-se nos seus deveres diários, nos estudos, no trabalho, nas relações de amizade, nas ajudas ao próximo; o futuro de vocês depende também de como vocês saberão viver estes preciosos anos da vida. Não tenham medo do compromisso e não olhem com medo para o futuro; mantenham viva a esperança: existe sempre uma luz no horizonte.”

Na Catequese, o Papa Francisco alertou ainda sobre a situação do trabalho escravo que existe ainda hoje na sociedade. “Quantas pessoas, em todo o mundo, são vítimas deste tipo de escravidão, na qual é a pessoa que serve ao trabalho, enquanto deveria ser o trabalho a oferecer um serviço à pessoa para que ela tenha dignidade. Peço aos irmãos e irmãs na fé e a todos os homens e mulheres de boa vontade uma decidida tomada de posição contra o tráfico de pessoas, no âmbito do qual está o “trabalho escravo”.

E recordando o mês dedicado à Nossa Senhora, o Papa fez um convite aos fiéis para que rezem o terço. “Aproveitemos o mês de maio para reforçar a consciência da importância e beleza da oração do terço, que permite aprender de Nossa Senhora a contemplar os mistérios da vida de Jesus, percebendo sempre mais a Sua presença junto de nós”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo