O pesar do Papa pela morte de patriarca sírio-ortodoxo

Francisco manifestou seu pesar pela morte do Patriarca Sírio-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente, Ignatius Zakka Iwas

Rádio Vaticano

O pesar do Papa pela morte de patriarca sírio-ortodoxoUm líder espiritual “extraordinário” que guiou o seu povo com coragem e sabedoria em tempos muito difíceis. É o que escreve o Papa Francisco no telegrama de pêsames pela morte do Patriarca Sírio-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente, Ignatius Zakka Iwas, falecido em 21 de março, num hospital da Alemanha aos 81 anos.

No telegrama, o Santo Padre sublinha que o Patriarca foi um homem de “diálogo e de paz” com os fiéis de todas as religiões no Oriente Médio, dilacerado por conflitos que semearam morte e destruição, em particular no Iraque a na Síria.

O Papa Francisco recorda na mensagem que o Patriarca Ignaztius Zakka Iwas participou do Concílio Vaticano II como “observador” e destaca a grande contribuição dele em reforçar a comunhão entre a Igreja sírio-ortodoxa e a Igreja católica.

Nascido em Mossul, no Iraque, Ignatius Iwas era Primaz da Igreja Sírio-ortodoxa desde 1980. Antes disso, foi Bispo Metropolita de Mossul, após Bagdá e Bassora. Ao tornar-se Patriarca, passou a viver e trabalhar em Damasco, sede da Igreja Sírio-ortodoxa.

O corpo do Patriarca será transferido da Alemanha para o Líbano e posteriormente para a Síria, onde serão realizados os funerais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo