O mundo ainda precisa de paz, diz Papa 50 anos após Pace in terris

Francisco destacou atualidade da encíclica de João XXIII, tendo em vista os conflitos atuais

Jéssica Marçal
Da Redação

O mundo ainda precisa de paz, diz Papa 50 anos após Pace in terrisO mundo ainda precisa de paz. Assim disse o Papa Francisco em audiência nesta quinta-feira, 3, com os participantes de um encontro promovido pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz por ocasião dos 50 anos da encíclica Pace in terris, do beato João XXIII.

Acesse
:Íntegra do discurso do Papa

A encíclica foi publicada em 11 de abril de 1963, no auge da chamada Guerra Fria. Na época, o então Papa fez um apelo a todos os homens de boa vontade e também ao Céu, suplicando pela paz tendo em vista os conflitos atômicos.

“As sementes de paz plantadas pelo Beato João XXIII trouxeram frutos. Porém, embora tenham caído muros e barreiras, o mundo continua a ter necessidade de paz e o apelo da Pacem in terris permanece fortemente atual”.

Refletindo sobre o fundamento da paz, o Santo Padre disse que é tarefa de todos os homens construir a paz, seguindo o exemplo de Jesus. Ele questionou, então, se as palavras justiça e solidariedade, destacadas na encíclica, somente estão nos dicionários ou se o homem hoje realmente trabalha para torná-las reais.

“A encíclica do Beato João XXIII nos recorda claramente que não se pode ter verdadeira paz e harmonia se não trabalhamos por uma sociedade mais justa e solidária, se não superamos egoísmos, individualismos, interesses de grupos e isto em todos os níveis”.

Francisco recordou que João XXIII dizia que não somente os direitos civis e políticos principais deveriam ser garantidos, mas também a certeza de cada um poder ter sua subsistência, formando e sustentando uma família.

“A Pace in terris traça uma linha que vai da paz a construir no coração dos homens a um repensar o nosso modelo de desenvolvimento e de ação em todos os níveis, para que o nosso mundo seja um mundo de paz. Pergunto-me se estamos dispostos a acolher este chamado”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo