Homilia

“O Espírito Santo é o protagonista da vida cristã", afirma Papa

Durante homilia desta terça-feira, 30, Francisco reafirmou a importância dos fiéis terem o Espírito Santo como companheiro na vida cristã

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante missa nesta terça-feira, 30/ Foto: Vatican Media

Ao celebrar a missa na Casa Santa Marta na manhã desta terça-feira, 30, Papa Francisco falou sobre o elo entre a Páscoa e a mensagem do renascimento. Em sua homilia, o Pontífice se inspirou na resposta de Jesus a Nicodemos, proposta pelo Evangelho do dia (Jo 3,7-15), na qual Jesus fala de “renascer do alto”.

Para o Santo Padre, todos podem renascer do pouco que são, da existência pecadora, com a ajuda da própria força que fez ressurgir o Senhor: com a força de Deus. Segundo Francisco, a mensagem da Ressurreição do Senhor é dom do Espírito Santo. A primeira aparição de Jesus aos apóstolos, no domingo da Ressurreição, foi lembrada pelo Pontífice: “[Jesus] diz a eles: ‘Recebam o Espírito Santo’. Esta é a força! Nós nada podemos sem o Espírito”.

Leia mais
.: O Espírito Santo é a força divina que muda o mundo, afirma Papa
.: Ângelus: é preciso encontrar discípulos que sigam o Espírito Santo

A vida cristã não é, de acordo com o Papa, somente comportar-se bem, fazer isto, não fazer aquilo, mas a vida cristã renasce do Espírito. “É o Espírito que nos faz ressurgir dos nossos limites, das nossas mortes, porque nós temos muitas, muitas necroses na nossa vida, na alma. A mensagem da ressurreição é esta de Jesus a Nicodemos: é preciso renascer. Mas como é possível deixar espaço ao Espírito? Uma vida cristã, que se diz cristã, que não deixa lugar ao Espírito e não se deixa levar avante pelo Espírito é uma vida pagã, fantasiada de cristã”, alertou.

“O Espírito é o protagonista da vida cristã, o Espírito – o Espírito Santo – que está em nós, nos acompanha, nos transforma, vence conosco. Ninguém jamais subiu ao céu senão Aquele que desceu do céu, isto é, Jesus. Ele desceu do céu. E Ele, no momento da ressurreição, nos diz: ‘Recebam o Espírito Santo’, será o companheiro de vida, de vida cristã”, sublinhou Francisco, que prosseguiu reforçando que não pode existir uma vida cristã sem o Espírito Santo.

“Companheiro de todos os dias”, assim o Pontífice definiu o Espírito Santo. Por fim, o Santo Padre exortou os fiéis a pedirem ao Senhor a consciência de que não se pode ser cristão sem caminhar com o Espírito Santo, sem agir com o Espírito Santo, sem deixar que o Espírito Santo seja o protagonista da vida. “Você não pode caminhar numa vida cristã sem o Espírito Santo. É preciso pedir ao Senhor a graça de entender esta mensagem: o nosso companheiro de caminhada é o Espírito Santo”, reiterou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo