CUIDADO COM A VIDA

No Vaticano, Papa recebe grupo cuida de enfermos em todo o mundo

Em audiência neste sábado, 1º, o Santo Padre recebeu os membros do Grupo Vila Maria Cuidado e Pesquisa, que cuida dos enfermos ao redor do mundo

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência neste sábado, 1°, na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da fundação italiana Grupo Vila Maria Cuidado e Pesquisa.

O grupo, representado no Vaticano por médicos, enfermeiros, funcionários administrativos e diretores, há quarenta anos desempenha suas atividades não somente na Itália, mas também em outros países, no campo da saúde e a serviço da vida humana marcada pela doença.

Francisco os encorajou a perseverar com dedicação nos trabalhos e espera que as estruturas da fundação, “locais de sofrimento, mas também de esperança e experiência humana e espiritual, possam ser cada vez mais marcadas pela solidariedade e atenção à pessoa doente”.

“A evolução tecnológica e as mudanças de natureza social, econômica e política mudaram o tecido em que se apoia a vida dos hospitais e estruturas de saúde. Daí a necessidade de uma nova cultura, especialmente na preparação técnica e moral dos agentes de saúde em todos os níveis. Nesta perspectiva, é importante o que o Grupo Vila Maria fez até agora para atender às necessidades dos pacientes e de suas famílias, às vezes obrigadas a migrar para centros especializados distantes de seu território. O compromisso de ampliar o leque de ações com a aquisição ou criação de novas estruturas e a expansão de infraestruturas, indica o desejo de garantir equipamentos e o conforto necessários para a internação dos doentes e sua recuperação.”

Segundo o Papa, as estruturas de saúde devem ser “cada vez mais casas de acolhimento e conforto, onde o doente encontre amizade, compreensão, gentileza e caridade. Que encontre humanidade. O doente não é um número: é uma pessoa que precisa de humanidade. Nesse sentido, é necessário estimular a colaboração de todos, para atender às necessidades dos doentes com espírito de serviço e atitude de generosidade e sensibilidade. Para atingir esses objetivos, é necessário não se deixar absorver pelos “sistemas” que visam apenas a componente econômica e financeira, mas implementar um estilo de proximidade à pessoa, para poder auxiliá-la com calor humano diante da ansiedade que elas vivem nos momentos mais críticos da doença. Dessa forma, contribui-se concretamente para humanizar a medicina e a realidade hospitalar e de saúde”.

“Aqueles que se reconhecem na fé cristã são chamados a desempenhar seu serviço no espírito das palavras de Jesus: ‘Todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.’ Aqui está o fundamento evangélico de serviço ao próximo.

Por fim, o Papa se dirigiu aos doentes que estão internados nas estruturas da fundação italiana Grupo Vila Maria Cuidado e Pesquisa, a afirmando que partilha espiritualmente suas provações, desejando que fiquem logo curados e regressem às suas casas e famílias, e invocando ao Senhor para eles os dons da paciência e da confiança.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo