Nesta quinta-feira

Atual presidência da CNBB se reúne pela primeira vez com o Papa

Francisco vai receber a presidência da CNBB nesta quinta-feira, 31; bispos farão visitas a instâncias da cúria romana

Da redação, com CNBB

Bispos membros da presidência da CNBB/ Foto: CNBB

O Papa Francisco vai receber em audiência nesta quinta-feira, 31, como acontece anualmente, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir desta segunda-feira, 28, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o presidente da entidade, Dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente, Dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente e o secretário-geral, Dom Joel Portella Amado, farão visitas a instâncias da cúria romana, como Dicastérios e Congregações, para acompanhar e conhecer um pouco do trabalho.

“Esse caminho será coroado exatamente por nosso encontro com o Papa Francisco, um momento de a gente reafirmar nossa adesão, nossa comunhão e também compartilhar nossas preocupações, nossos desafios e tudo que estamos vivendo e fazendo para ouvir a sua palavra, a suas orientações e ao mesmo tempo trazer o nosso abraço, que um abraço seu, meu e de todo o povo brasileiro e de todos nós que somos discípulos e discípulas de Cristo Jesus nos fortalecendo neste caminho com muita alegria”, explica Dom Walmor, que participou do Sínodo da Amazônia.

O bispo de Roraima, Dom Mário Antônio, também participou do Sínodo e ressalta que o encontro com o Papa é um momento importante para a presidência, de comunhão com o episcopado brasileiro e com todas as comunidades católicas. “[Iremos] trazer ao Papa Francisco os frutos da missão da nossa Igreja, das nossas comunidades (…). Vamos também colocar a realidade do nosso Brasil, os desafios e dramas que ele já está tomando conhecimento através do Sínodo, mas de maneira mais ampla de todo o nosso país, bem como as alegrias que temos vivenciado na missão com todos vocês que aí estão em sintonia conosco”, destacou.

A audiência com Francisco acontece no mesmo mês que a CNBB, uma das maiores conferências episcopais do mundo, completou 67 anos de fundação. Os rumos e as novas diretrizes gerais da Igreja no Brasil 2019-2023, os desdobramentos do Sínodo para Amazônia, que terminou nesta domingo, 27, e os trabalhos, em especial, o que tem sido feito durante este Mês Extraordinário Missionário – proclamado pelo Papa Francisco para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV, também estarão na pauta do encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo