Dia de oração pela Igreja na China

No twitter, Papa destaca devoção chinesa a Nossa Senhora Auxiliadora

Dia 24 de maio é dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora e dia de oração pela Igreja na China, data instituída em 2007 pelo Papa Bento XVI

Da redação

Tweet do Papa desta quinta-feira, 24/ Foto: Reprodução Twitter Pontifex_pt

Nesta quinta-feira, 24, dia dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora e dia de oração pela Igreja na China (data instituída em 2007 pelo Papa Bento XVI), Papa Francisco manifestou pelo twitter a união de toda a Igreja com os católicos chineses. “Hoje nos unimos em oração aos irmãos católicos na China, por ocasião da Beata Virgem Maria ‘Ajuda dos Cristãos’ de Sheshan”, twittou.

Durante a catequese desta quarta-feira, 23, o Papa Francisco já havia recordado a data de oração pelos fiéis da China, em vista da festa Mariana. Na catequese, o Pontífice apontou que a festa é um convite à unidade espiritual a todos os cristãos que vivem no país. “Nossa Senhora nunca deixará faltar seu auxílio e vos protegerá com o seu amor de mãe”, declarou o Papa.

A relação de devoção entre os fiéis da China com Nossa Senhora Auxiliadora, conhecida como Virgem de Sheshan, foi iniciada em 1864, quando um religioso chinês construiu sobre a colina um quiosque hexagonal, no qual depositou uma imagem da Virgem Maria pintada por ele. Para a data, o Papa Emérito escreveu, na época, uma oração para o dia de oração pela China ainda hoje rezada tradicionalmente.

Leia a oração escrita por Bento XVI para este dia de oração pela China:

Virgem Santíssima, Mãe do Verbo encarnado e Mãe nossa, venerada com o título de «Auxílio dos cristãos» no Santuário de Sheshan, para o qual, com devoto afeto, levanta os olhos toda a Igreja que está na China, vimos hoje junto de Vós implorar a vossa proteção.
Lançai o vosso olhar sobre o Povo de Deus e guiai-o com solicitude materna pelos caminhos da verdade e do amor, para que, em todas as circunstâncias, seja fermento de harmoniosa convivência entre todos os cidadãos.
Com o «sim» dócil pronunciado em Nazaré, Vós consentistes que o Filho eterno de Deus encarnasse no vosso seio virginal e assim desse início na história à obra da Redenção, na qual cooperastes depois com solícita dedicação, aceitando que a espada da dor trespassasse a vossa alma, até à hora suprema da Cruz, quando no Calvário permanecestes de pé junto do vosso Filho, que morria para que o homem vivesse.
Desde então tornastes-Vos, de forma nova, Mãe de todos aqueles que acolhem na fé o vosso Filho Jesus e aceitam segui-Lo carregando a própria Cruz sobre os ombros.
Mãe da esperança, que na escuridão do Sábado Santo caminhastes, com inabalável confiança, ao encontro da manhã de Páscoa,concedei aos vossos filhos a capacidade de discernirem em cada situação,mesmo na mais escura, os sinais da presença amorosa de Deus.
Nossa Senhora de Sheshan, sustentai o empenho de quantos na China continuam, no meio das canseiras diárias, a crer, a esperar, a amar,para que nunca temam falar de Jesus ao mundo e do mundo a Jesus. Na imagem que em cima do Santuário, levantais ao alto o vosso Filho, apresentando-O ao mundo com os braços abertos em gesto de amor.
Ajudai os católicos a serem sempre testemunhas credíveis deste amor,mantendo-se unidos à rocha de Pedro sobre a qual está construída a Igreja. Mãe da China e da Ásia, rogai por nós agora e sempre. Amém!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo