Francisco falou da necessidade de saber falar com Deus para ser cristãos livres
Jéssica Marçal
Da Redação
Papa Francisco reuniu-se com os fiéis na Praça São Pedro neste domingo, 30, para rezar o Angelus. Em sua reflexão antes da oração mariana, o Santo Padre destacou que Jesus quer cristãos livres, e para isso, é preciso saber falar com Deus.
Acesse
: Íntegra do Angelus com o Papa
“Jesus nos quer livres e onde acontece esta liberdade? Acontece no diálogo com Deus na própria consciência. Se um cristão não sabe falar com Deus, não sabe sentir Deus na sua própria consciência, não é livre”, disse.
Francisco atentou então para a importância da consciência, de saber escutar no coração a voz de Deus e segui-Lo. Ele explicou que isso foi importante também para Jesus, que tomou a decisão de seguir para Jerusalém. “…uma decisão tomada na sua consciência, mas não sozinho: junto do Pai, em plena união com Ele! Decidiu em obediência ao Pai, em escuta profunda, íntima da sua vontade”.
Mas aprender a escutar mais a consciência não significa, segundo ressaltou o Papa, seguir o próprio “eu” e fazer o que se quer, pois a consciência, conforme explicou, é o espaço interior da escuta da verdade, do bem, da escuta de Deus. E como um recente exemplo desta relação com Deus na própria consciência, ele citou o Papa Emérito Bento XVI.
“O Papa Bento XVI nos deu este grande exemplo quando o Senhor lhe fez entender, na oração, qual era o passo que devia seguir. Seguiu, com grande senso de discernimento e coragem, a sua consciência, isso é, a vontade de Deus que falava ao seu coração”, disse.
Francisco encerrou suas reflexões pedindo a ajuda de Maria para que homens e mulheres sejam cada vez mais livres na consciência, porque é nesta que acontece o diálogo com Deus.