Durante primeira Audiência Geral do mês de maio, Francisco pediu aos fiéis que rezem o terço pedindo pela paz
Da redação, com Boletim da Santa Sé
Na Catequese da primeira Audiência Geral do mês de maio – realizada nesta quarta-feira, 3, o Papa Francisco destacou a devoção à Virgem Maria em seu discurso aos fiéis reunidos na Praça São Pedro.
Em sua reflexão, Francisco falou sobre o mês de maio e o costume húngaro de não chamar Maria pelo nome, mas apenas por “Rainha”. Ela foi proclamada rainha pelo primeiro rei do país, Santo Estêvão da Hungria, e por isso surgiu essa tradição respeitosa.
Ao fim da catequese, o Papa concluiu rogando: “à Rainha da Hungria confiamos aquele querido país, à Rainha da Paz confiamos a construção de pontes no mundo, à Rainha do Céu, que aclamamos neste tempo pascal, confiamos os nossos corações para que se enraízem no amor de Deus”.
Leia também
.: Rezar o Terço traz paz à Igreja e ao mundo, explica Papa Francisco
.: Dia Nacional do Terço dos Homens é instituído no Brasil
Seguindo para as saudações aos fiéis, quando se referiu aos germânicos reunidos na Praça São Pedro, o Santo Padre recomendou a todos que busquem refúgio sob a proteção da Virgem Maria, “para que (ela) nos socorra em nossas misérias e nos livre de todo perigo”. Dirigindo-se aos fiéis de língua espanhola, Francisco indicou que peçam a Maria, Rainha da Paz, que os ensine a construir no mundo pontes de amor e fraternidade.
“Rezai o terço pela paz”
Ao saudar os fiéis que falam português, o Pontífice ressaltou seu cumprimento à comunidade “Amigos de Jesus” de Caratinga (MG), os peregrinos de Campinas (SP) e os advogados brasileiros presentes. Depois, recordou o pedido de Nossa Senhora em Fátima, para que os fiéis “rezem o terço todos os dias pela paz no mundo e pelo fim da guerra”.
Ao falar com os poloneses, o Santo Padre lembrou a solenidade de Maria Rainha da Polônia, Nossa Senhora de Czestochowa. Por fim, encerrando a Audiência Geral, Francisco também exortou os jovens, os doentes, os idosos e os recém-casados a renovarem sua devoção à Nossa Senhora neste mês de maio, encorajando-os a conhecerem mais profundamente a Virgem Maria, a entrarem em intimidade com ela e acolhê-la como mãe espiritual e modelo de fé.