Encontro com adolescentes

"Não tenham medo", diz Papa a jovens em vigília de oração

Papa discursou a cerca de 60 mil adolescentes italianos entre 12 e 17 anos 

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Reprodução Reuters

Nesta segunda-feira, 18, Papa Francisco se encontrou, em uma vigília de oração, com milhares de peregrinos adolescentes da Itália e exortou os jovens a deixar de lado todos os medos e buscar Jesus de todo o coração. Foi a primeira vez em dois anos, desde o início da pandemia, que um evento como este, sem ser uma missa, foi realizado na Praça São Pedro.

A vigília de oração foi organizada pela Conferência Episcopal Italiana (CEI). Vários adolescentes compartilharam suas experiências de provações e fé e receberam o encorajamento e a benção do Santo Padre.

Cerca de 60 mil adolescentes italianos ouviram uma garota chamada Alice relatar seu sofrimento com a morte de sua avó e como ela acabou entendendo como transformar sua dor em um presente para os outros. Outra garota, chamada Sofia, falou sobre sua solidão durante os bloqueios por causa da Covid-19 e como um novo amigo a ensinou a ver a vida com olhos diferentes, cheios de esperança e alegria.

Frente às dificuldades, o Papa ressaltou que a escuridão assusta a todos, mas o importante é não ter medo e colocar as coisas às claras. “A escuridão nos coloca em crise; mas o problema é como eu administro essa crise: se eu guardo isso só para mim, para o meu coração, e não falo sobre isso com ninguém, não funciona. Nas crises tem que falar, falar com o amigo que pode me ajudar, com o papai, com a mamãe, com o avô, com a avó, com a pessoa que pode me ajudar. As crises devem ser iluminadas para serem superadas”.

Os jovens pagam o preço da guerra

Papa Francisco falou aos jovens peregrinos italianos sobre sua alegria por finalmente poder receber um grupo tão grande na Praça de São Pedro depois de tanto tempo.

Agora, dois anos depois, o Pontífice agradeceu a Deus que a alegria da Páscoa finalmente encheu novamente a Praça. Ao mesmo tempo, observou que nuvens densas ainda cobrem o mundo, “aquela escuridão que assusta a todos”, a “terrível guerra”. 

“Muitas vezes são seus próprios companheiros de idade que pagam o preço mais alto. Não apenas suas vidas estão comprometidas e inseguras, mas seus sonhos para o futuro são pisoteados. Muitos irmãos e irmãs ainda esperam a luz da Páscoa”.

Não ter medo da vida

O Papa Francisco exortou os jovens a nunca perderem a esperança mesmo quando todos os seus sonhos possam ser desfeitos e tudo pareça perdido.

Os jovens não têm a experiência dos grandes, mas em compensação têm “faro”: o faro da Verdade. O faro, acrescentou o Papa, leva à generosidade. “Não tenham medo da vida, por favor! Tenham medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, do fechamento do coração. Disto vocês devem ter medo. Mas da vida não, a vida é bela. A vida é para ser vivida e para doá-la aos outros, a vida deve ser compartilhada com os outros, não para fechá-la, fechá-la em si mesma.”

Enfim, a mensagem de Francisco aos jovens é para que sejam corajosos, para se lançarem na vida sem medo. As crianças, quando têm medo, chamam pela mãe. Também nós, disse o Papa, temos a nossa Mãe, que tinha quase a mesma idade dos jovens presentes na Praça quando recebeu o anúncio do anjo e ficou grávida. “Que ela nos ensine a dizer: ‘Eis-me aqui’. E a não ter medo. Coragem e avante!”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo