Missa na Casa Santa Marta

"Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo", diz Papa

“É isto que o Espírito Santo faz: abre nosso coração para conhecermos Jesus, nos prepara ao encontro, nos faz caminhar em seu caminho”

Da Redação, com Rádio Vaticano

missa_papa6

A oração é o “caminho para obtermos, em todos os momentos, a graça da fecundidade da Páscoa”, disse o Papa (Foto: L’Osservatore Romano)

“O Espírito Santo é nosso amigo e companheiro de caminho e nos indica onde está Jesus”, afirmou o Papa Francisco na Missa na manhã desta segunda-feira, 6, na Casa Santa Marta, no Vaticano. A homilia foi centrada no Espírito Santo, que “em Deus, na pessoa Deus, dá testemunho de Jesus Cristo em nós”:

“Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo: não seria cristã. Seria uma vida religiosa, pagã, piedosa, que crê em Deus, mas sem a vitalidade que Jesus quer para seus discípulos. E o que dá a vitalidade é a presença do Espírito Santo em nós”.

Prosseguindo a homilia, o Papa disse que o Espírito nos dá o testemunho de Jesus para que possamos transmiti-lo aos outros:

“A primeira leitura (cf. At 16,11-15) fala de um belo episódio: o de Lídia, a mulher que ouvia Paulo e a quem o Senhor abriu o coração para que ouvisse as palavras do Apóstolo. É isto que o Espírito Santo faz: abre nosso coração para conhecermos Jesus, nos prepara ao encontro, nos faz caminhar em seu caminho”.

Francisco falou também da oração, “caminho para obtermos, em todos os momentos, a graça da fecundidade da Páscoa”: uma riqueza possível graças ao Espírito Santo.

Em seguida, citou o exame de consciência que os cristãos fazem sobre o dia passado, um “exercício que faz bem, pois tomamos consciência exatamente daquilo que o Senhor faz em nosso coração”.

“Pedimos a graça de nos acostumarmos, de termos familiaridade com o Espírito Santo… é um amigo. É uma presença divina que nos ajuda a seguir adiante em nossa vida de cristãos. Peçamos esta graça, hoje, para que tenhamos presente, em todo momento, a fecundidade da Páscoa”, encerrou Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo