AUDIÊNCIA GERAL

“Na soberba reside a absurda pretensão de ser como Deus”, diz Papa

Francisco se encontrou com fiéis na Praça São Pedro após aumento das temperaturas e refletiu sobre a soberba, seguindo com ciclo de reflexões sobre vícios e virtudes

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco saúda fiéis durante Audiência Geral desta quarta-feira, 6 / Foto: REUTERS/Remo Casilli

A Praça São Pedro voltou a receber a Audiência Geral nesta quarta-feira, 6. Após as temperaturas aumentarem, indicando a chegada do fim do inverno europeu, milhares de peregrinos foram encontrar-se com o Papa Francisco.

Prosseguindo com o ciclo de reflexões sobre vícios e virtudes, a catequese foi dedicada à soberba. Ao saudar os fiéis, o Pontífice informou que ainda está um pouco resfriado e não consegue ler muito bem. Dessa forma, o texto preparado para a Audiência Geral foi lido por Dom Pierluigi Giroli.

No texto, o Santo Padre define a pessoa soberba como “alguém que se acha muito mais do que realmente é; alguém que se agita para ser reconhecido como maior que os outros, quer sempre ver seus méritos reconhecidos e despreza os outros considerando-os inferiores”. Ele indica também que a vanglória, refletida na catequese da semana anterior, “é uma doença infantil” frente à destruição da qual a soberba é capaz.

Francisco declara que, “analisando as loucuras do homem, os monges da antiguidade reconheciam uma certa ordem na sequência dos males (…). De todos os vícios, a soberba é a grande rainha”. Ele acrescenta que “quem cede a este vício está longe de Deus, e a correção deste mal exige tempo e esforço, mais do que qualquer outra batalha para a qual o cristão é chamado”.

“Pretensão de ser como Deus”

Na raiz da soberba, prossegue o Papa, “reside a absurda pretensão de ser como Deus”. Assim, este vício arruína as relações humanas, envenena o sentimento de fraternidade e revela uma série de sintomas, como a altivez e a propensão a julgamentos desdenhosos, levando à crença de que os outros são ineptos e incapazes.

Na sua arrogância, esquece-se que Jesus nos deu poucos preceitos morais nos Evangelhos, mas em um deles mostrou-se intransigente: não julgueis.
– Papa Francisco

O Pontífice sinaliza também que o soberbo, quando recebe uma crítica construtiva, mesmo que pequena, reage com fúria e interrompe relações com outros de uma forma ressentida. “Há pouco que se possa fazer com uma pessoa cheia de soberba”, comenta, “é impossível falar com ela, muito menos corrigi-la, porque, em última análise, ela não está mais presente consigo mesma. Com ela basta apenas ter paciência, porque um dia o seu prédio desabará”.

Humildade, remédio para a soberba

Neste contexto, o Santo Padre recorda o exemplo de São Pedro. Após afirmar confiantemente a Jesus que mesmo que todos o abandonassem, ele não o faria, o apóstolo se descobre tão temeroso quanto os outros quando se depara com o perigo da morte.

Leia mais
.: Catequeses do ciclo de reflexões sobre vícios e virtudes

“E assim o segundo Pedro, aquele que já não levanta o queixo, mas chora lágrimas salgadas, será curado por Jesus e estará finalmente apto a suportar o peso da Igreja. Antes, exibia uma presunção que era melhor não ostentar; agora, em vez disso, é um discípulo”, declara Francisco.

Por fim, o Papa enfatiza que o verdadeiro remédio para todo ato de soberba é a humildade. Ele cita o Magnificat, no qual Maria canta o Deus que, com o seu poder, dispersa os soberbos nos pensamentos doentios dos seus corações. “É inútil roubar algo de Deus, como os soberbos esperam fazer, porque em última análise Ele quer dar-nos tudo”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo