Na catequese, Papa fala do Batismo: “carteira de identidade do cristão”

Papa associou o Batismo ao Sacramento da Penitência, dizendo que cada confissão é uma renovação do Batismo mediante o perdão de Jesus

Jéssica Marçal
Da Redação

Na catequese, Papa fala do Batismo: “carteira de identidade do cristão”

A confissão não é uma sala de tortura, mas uma forma de renovar o Batismo a partir do perdão de Jesus, disse o Papa / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco dedicou a catequese desta quarta-feira, 13, ao sacramento do Batismo, que é a “carteira de identidade do cristão”. Ele explicou que este sacramento está associado à remissão dos pecados, uma vez que cada confissão é uma forma de renovar o Batismo.

Acesse
: Íntegra do texto da catequese

O sacramento é o único ao qual se refere explicitamente o Credo, a profissão de fé dos católicos: “professo um só Batismo para a remissão dos pecados”. Ao dizer “professo”, o Papa disse que há uma indicação da grande importância do Batismo. “De fato, pronunciando esta palavra, nós afirmamos a nossa verdadeira identidade de filhos de Deus. O Batismo é, em certo sentido, a carteira de identidade do cristão”.

Lembrando que todos sabem a data de seu nascimento, o Santo Padre perguntou aos fiéis sobre a data do Batismo, que marca o nascimento na Igreja. Segundo ele, esta é uma data para ser comemorada e render graças a Deus por ter aberto as portas da sua Igreja.

“O dia do nosso Batismo é o ponto de partida de um caminho belíssimo, um caminho de conversão que continuamente vem apoiado pelo Sacramento da Penitência”, destacou.

Referindo-se à confissão, o Papa estabeleceu uma ligação entre ela e o Batismo. No sacramento da penitência, disse, o perdão de Jesus é uma fonte de renovação do Batismo. “É como festejar, em cada confissão, o dia do Batismo. Então a confissão não é sentar em uma sala de tortura, mas é um festejar o dia do Batismo. A confissão é para os batizados! Para ter limpa esta veste branca da nossa dignidade cristã”

Francisco também recordou o significado literal da palavra “batismo”, que é “imersão”. Trata-se, segundo ele, de uma imersão espiritual na morte de Cristo, da qual se ressurge com Ele como novas criaturas.

E no dia do Batismo, os pais recebem uma vela acesa que significa a luz de Cristo. A partir desse dia, então, cada batizado é chamado a ser ele mesmo essa luz de Cristo no mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo