Novas impressões

Moedas de euro do Vaticano não terão mais foto do Papa

Segundo fontes oficiais, o próprio Papa Francisco pediu no ano passado para que sua imagem fosse retirada das moedas

Ansa

O Vaticano terá novos modelos de moedas de euros a partir de março, mas, desta vez, o rosto do Papa não estará estampando o dinheiro.

De acordo com uma nota no Boletim Oficial Europeu, que informa todas as mudanças em cédulas monetárias, inclusive as edições especiais, as novas moedas trarão apenas o escudo episcopal do Papa Francisco, e não mais o seu rosto.

As moedas têm uma face igual em todos os países da zona do euro (lado onde fica representado o valor da moeda), mas, na outra parte, contam com imagens escolhidas nacionalmente.

Segundo fontes oficiais, o próprio Papa Francisco pediu no ano passado para que sua imagem fosse retirada das moedas. Agora, as moedas serão estampadas pelo escudo papal escolhido por Jorge Mario Bergoglio no momento de sua consagração episcopal.

Outros Papas também já adotaram a decisão de não aparecer nas moedas, como Paulo VI, entre 1970 e 1978. Os primeiros euros do Vaticano foram colocados em circulação em março de 2002, com representações do então Pontífice, João Paulo II, que, na época, comemorou a instituição do euro como “uma ocasião histórica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo