Entre os jovens, aos quais o Papa Francisco lavará os pés, está um jovem latino-americano. O gesto de lavar os pés faz parte da liturgia da Missa da Ceia do Senhor
Da Redação, com Rádio Vaticano
Um jovem latino-americano, cuja identidade não foi divulgada por questões legais, será um dos doze internos aos quais o Papa Francisco lavará os pés durante a Missa da Ceia do Senhor nesta Quinta-feira Santa, 28, que será celebrada no centro penitenciário para Menores, na periferia de Roma.
A informação foi divulgada pelo Capelão da instituição, padre Gaetano Greco, acrescentando que alguns se ofereceram voluntariamente e outros, para superar a vergonha ou a timidez, foram gentilmente convidados. “Mas todos estão muito contentes e a visita os fará pensar, repensar e compreender que há pessoas no mundo que se preocupam com eles”, precisou o sacerdote.
Padre Greco assinalou que estes menores geralmente têm um passado familiar difícil que os condiciona a seguir uma vida com poucas ou nulas expectativas e centrada nas drogas e na delinquência. A visita do Papa, explicou o sacerdote italiano, fará com que compreendam que o erro não condiciona a vida, que existe o perdão e que é possível começar a construir a vida de novo. “Que o Papa Francisco em pessoa se preocupe com eles me parece muito significativo, porque expõe ante o mundo este problema que vivem tantos rapazes e moças desfavorecidos”, considerou.
Os doze jovens aos quais o Papa lavará os pés têm entre 16 e 21 anos. Embora tenham participado da Missa do Domingo de Ramos, esta celebração de agora, “certamente vai devolver-lhes a esperança”.