Sair de si

Missa com o Papa no Encontro Mundial: Família é lugar de amar e servir

Ao invés de viver como ilhas, é necessário deixar as atitudes egoístas de lado para ir ao encontro de quem se ama, frisa Papa 

Nathália Cassiano 
Da Redação 

Foto: REUTERS

Na Santa Missa do X Encontro Mundial das Famílias que aconteceu neste sábado, 25, na Praça de São Pedro, em Roma, Papa Francisco disse: “Este é um momento de ação de graças, de gratidão a Deus pela riqueza de conhecimentos e sonhos que o próprio espírito semeou em vós, queridas famílias”.

O Santo Padre começou a homilia citando a segunda leitura, quando São Paulo fala da liberdade. O apóstolo recorda: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Segundo o Papa, quantas pessoas, hoje, carecem da liberdade e principalmente da liberdade interior.

O Pontífice convidou as famílias a não usarem a liberdade para si mesmo, de maneira egoísta. “Todos vós esposos, ao formar as vossas famílias, que possam fazer a opção corajosa de não usar a liberdade para proveito próprio, usem para amar as pessoas que Deus colocou junto de vós, em vez de viver como ilhas, sejam servos uns dos outros, é assim que  se vive a liberdade em família”, pontuou.

Família: lugar de encontro 

A família é o lugar do encontro, da partilha, do sair de si mesmo para acolher o outro, estar próximo de quem se ama. O Papa pediu que os fiéis nunca se esqueçam de que a família é o primeiro lugar onde se aprende a amar. Muitas vezes, pode parecer difícil, ressaltou, por diversas situações, mas não se deve esquecer de optar pelo amor, que transforma.

A relação entre os profetas Elias e Eliseu, na primeira leitura, faz alusão às relações entre as gerações. A realidade apresentada entre pais e filhos, comparada aos dias atuais, é motivo de preocupação, pois, na maioria das vezes, os pais temem que os filhos não consigam resolver seus problemas e confusões.

“Em um mundo onde tudo parece caótico e precário, esse medo torna os pais ansiosos e outros superprotetores”, afirmou o Pontífice.

Missão dos pais: ajudar os filhos a descobrirem sua vocação 

“Queridos pais, se ajudarem seus filhos a acolherem a vocação que Deus os confiou, eles terão forças para superar e enfrentar as dificuldades da vida e abraçar com amor fiel a própria vocação”, reforçou o Pontífice.

E por fim, o Papa finalizou deixando um recado para as famílias: “Queridas famílias, as leituras falam de vocação, animo-vos a retomar o caminho do amor familiar partilhando com todos os membros a alegria desta vocação, que não é um caminho fácil, mas que sobretudo seja doação e serviço”, aconselhou.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo