Formação de Acompanhadores é temática do Encontro das Famílias

“Dentro do acompanhamento, é muito importante que as famílias sejam inspiradas à vivência da Igreja Doméstica e à sinodalidade que deve ser compreendida como a unidade de vida e assistência às necessidades”, afirma casal de Taiwan

Ronnaldh Oliveira
Da redação

Foto: Reprodução Vatican News

O sétimo painel desta sexta-feira, 24, no Encontro Mundial das Famílias, abordou a temática da formação de acompanhadores e formadores, leigos, presbíteros e seminaristas. Contou com conferências de casais espanhóis, de Taiwan e o padre Fábio Rosini, da Itália.

O casal Antonio Crespo Sanchez e Celia Maria Cuevas Alvarez, oriundos da Espanha, afirmaram que o verdadeiro amor e a sexualidade estão corrompidos, pois são apresentados como meros divertimentos e busca de prazer. “As imagens simbólicas que os jovens têm, na sua grande maioria, na era digital, é o prazer. Pra eles não há consequências indesejáveis” disse Celia Maria.

“O Alto consumo da pornografia é uma consequência desta degradação em que o sexo se torna um produto que reduz pessoas a objetos”, disse Antonio

O casal acredita que auxiliar os jovens a entenderem que o amor vai além das emoções e sentimentos é uma saída concreta para que sejam capazes de construir uma verdadeira comunhão de pessoas e de famílias.

“Os jovens precisam ser ensinados sobre o real valor da sexualidade, mas os pais, muitas vezes, não sentem segurança de como devem fazer isso. Educar para o amor significa também educar para uma boa vivência da sexualidade”, diz Antonio.

Já o padre Fábio Rosini, falando sobre a formação do clero e dos seminaristas, aludiu ao verdadeiro caminho cristão para o qual cada pessoa deve ser guiada. “Precisamos de uma nova geração de seminaristas e padres que sejam verdadeiramente dispostos a trabalhar com o povo de Deus, investindo tempo significativo no acompanhamento das famílias.”

“Precisamos compreender como Igreja que devemos levar cada casal a entender, de fato, o carisma próprio do noivado, que é a base da verdade que constrói alicerces da pequena Igreja que formará o relacionamento da Igreja Doméstica”, finalizou.

O terceiro casal, Joseph Teyu Cou e Clare Jiyann Yen, de Taiwan, destacaram que o verdadeiro segredo para um bom matrimônio é o apoio que o casal tem dentro de cada comunidade de fé.

“Dentro do acompanhamento, é muito importante que as famílias sejam inspiradas à vivência da Igreja Doméstica e à sinodalidade que deve ser compreendida como a unidade de vida e assistência às necessidades”, disse Clare.

Enxergando as realidades que assolam as famílias, o casal acredita que o acompanhamento aos noivos e aos recém-casados precisa ser realizado de forma sistemática, porque servem como uma vacina para os desafios que encontrarão no cotidiano.

“Por vezes, as comunidades de acompanhamentos se negligenciam diante de sua missão e os casais acabam por se perderem nos processos dos caminhos”, finaliza Joseph.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo