O mundo na Praça de São Pedro

Missa com Papa Francisco atrai peregrinos de todo o mundo

Peregrinos de todo o mundo puderam ser vistos na Praça de São Pedro

Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Cerca de 200 mil pessoas participaram da Missa de início de pontificado do Papa Francisco que aconteceu, nesta terça-feira, 19, Solenidade de São José, no Vaticano.

Peregrinos de todas as partes do mundo podiam ser vistos na Praça de São Pedro. Argentinos e latino-americanos, em geral, eram os grupos mais expressivos. Entre eles estavam Marcelo e Marcos, torcedores do San Lourenzo, time de coração do Papa Francisco em Buenos Aires. “Bergoglio, hoje Papa, era um torcedor fanático (risos) pelo San Lourenzo. Vamos sentir falta dele entre nós, mas ficamos felizes, porque o mundo ganhou um homem justo e muito próximo dos pobres”, disse Marcelo.

Torcedores do san Lourenzo vieram prestigiar um torcedor muito ilustre: Papa Francisco / Foto: Daniel Machado

Torcedores do San Lourenzo vieram prestigiar um torcedor muito ilustre: Papa Francisco / Foto: Daniel Machado

“Para mim foi uma grande surpresa participar dessa Missa. Já aprendi muito com o exemplo do Papa Francisco, de como devemos estar mais próximo das pessoas, principalmente deixando de lado o nosso orgulho e priorizando os mais pobres e necessitados”, disse o seminarista Rafael, da Venezuela.

O seminarista Rafael, da Venezuela, veio representar seu País / Foto: Daniel Machado CN

O seminarista Rafael, da Venezuela, veio representar seu país / Foto: Daniel Machado CN

Silva e Levon, um casal brasileiro, estavam de viagem pela Europa e chegaram a Roma no dia em que o Papa Francisco foi eleito pelo Conclave. “Como católica é um momento único na minha vida, pois nunca imaginei estar aqui e ver a eleição de um Papa. Para mim é, de  fato, algo emocionante”, disse Silvia.

Casal brasileiro Silvia e ... participaram da Missa com Papa Francisco / Foto: Daniel Machado CN

Brasileiros Silvia e Levon participaram da Missa com Papa Francisco / Foto: Daniel Machado CN

Entre os peregrinos na praça de São Pedro estava um grupo de seminaristas mexicanos muito animados. Pablo, Gregório e Victor estudam em Roma, mas vieram participar da Missa com Papa Francisco. “Foi uma experiência de Deus muito significativa para toda a Igreja universal com a inauguração do pontificado deste Papa”, disse Pablo.

Mexicanos trouxeram seus trajes para representar o seu Páis / Foto: Daniel Machado

Mexicanos trouxeram seus trajes para representar o seu país / Foto: Daniel Machado

“Acredito que já está acontecendo algo novo na Igreja com o Papa Francisco. A sua forma simples tem mostrado que a realidade é assim, pobre e humilde; a gente é que está acostomado a criar este mundo diverso”, disse o seminarista mexicano Gregório.


Daniel Machado de Assis

Daniel Machado de Assis é Brasileiro, nasceu no dia 08/11/1979, em São Bernardo do Campo, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2002 no modo de compromisso do Núcleo. Psicólogo, formado em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo