Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz será publicada na próxima semana

Mensagem tem por tema “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”

Da redação, com Agência Ecclesia

Na próxima quinta-feira, 12, será publicada a primeira mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, dedicada ao tema “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”.

O documento vai ser apresentado em coletiva de imprensa, com a presença do Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson.

O tema para a celebração de 1 de janeiro de 2014 foi anunciado pelo Vaticano no dia 31 de julho, adiantando que o Papa vai apresentar uma reflexão sobre a fraternidade e a “cultura do encontro”.

Desde o início do pontificado, Francisco tem sublinhado a importância de superar uma “cultura do descartável” e promover a “cultura do encontro”, para se conseguir um mundo mais justo e pacífico.

“Perante os múltiplos dramas que afetam a família dos povos – pobreza, fome, subdesenvolvimento, conflitos bélicos, migrações, poluição, desigualdade, injustiça, crime organizado, fundamentalismos -, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz”, sublinhou a Santa Sé.

O comunicado destacava a importância de ser “solidário contra a desigualdade e a pobreza que enfraquecem a vida social”, ajudando todas as pessoas, em particular “os mais pequenos e indefesos”.

O Dia Mundial da Paz começou a ser celebrado no pontificado do Papa Paulo VI, em 1º de janeiro, e a mensagem para esta jornada é enviada às dioceses e às embaixadas de todo o mundo para “destacar o valor essencial da paz e a necessidade de trabalhar incansavelmente para obtê-la”.

Segundo a Santa Sé, num mundo cada vez mais “interdependente”, não deve faltar o “bem da fraternidade, que vence a globalização da indiferença a que o Papa Francisco se referiu em diversas ocasiões”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo