Papa enviou videomensagem a participantes de congresso na Argentina sobre a Laudato si’; evento será on-line em setembro
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do Congresso interuniversitário “Laudato si”, que será on-line de 1° a 4 de setembro na Argentina.
“Desejo que este esforço faça progredir a consciência social e a consciência pelo cuidado da casa comum. A encíclica Laudato si’ não é somente uma encíclica “verde”, é uma encíclica social. Espero que este congresso ajude a ver todo o seu alcance e todas as suas consequências”, diz o Papa.
Ao final da breve saudação, Francisco invoca as bênçãos de Deus sobre o evento e finaliza com seu já tradicional pedido “não se esqueçam de rezar por mim”.
O evento é promovido pelo Conselho Interuniversitário Nacional, pelo Conselho de Reitores das Universidades Privadas e pela Conferência Episcopal Argentina. O Portal Vatican News informa que o evento terá a participação de especialistas nacionais e internacionais. Em debate, uma análise da atualidade e sobre os principais eixos da encíclica. Entre eles, a dignidade pessoal, fraternidade e diálogo intercultural, meio ambiente e desenvolvimento integral das pessoas.
A encíclica Laudato si’
A encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, foi publicada em 24 de maio de 2015. O documento é dedicado ao cuidado da casa comum, sendo considerado uma “encíclica verde” do pontificado. Trata-se, como recorda o Papa, não só de um documento de cunho ambiental, mas social. A encíclica foi bem recebida internacionalmente.
Por ocasião do aniversário de cinco anos da encíclica, no ano passado, o Papa institui o Ano Laudato si’, vivido por toda a Igreja até 24 de maio passado. Ao final do Ano comemorativo, Francisco deu sequência à temática com o anúncio da Plataforma de Ação Laudato si’, um percurso de sete anos para conduzir a um estilo de vida sustentável.