Companhia de Jesus

Jesuíta, Papa Francisco completa 63 anos de vida religiosa

Jorge Mario Bergoglio ingressou no seminário jesuíta em 1958; Papa Francisco é o primeiro Papa jesuíta da Igreja Católica

Da redação

Jesuíta

Jorge Mario Bergoglio entrou para os jesuítas aos 22 anos./ Foto: Companhia de Jesus

O Papa Francisco completa, nesta quinta-feira, 11, 63 anos de ingresso na vida religiosa. Após discernir sobre a vocação ao sacerdócio, o então Jorge Mario Bergoglio entrou para o seminário da Companhia de Jesus em 11 de março de 1958 na Argentina.

Como seminarista, completou os estudos humanísticos no Chile. Voltou para o seu país e, em 1963, obteve a licenciatura em filosofia no colégio de São José em San Miguel. Atuou como professor de literatura e psicologia no colégio da Imaculada de Santa Fé e no colégio do Salvador, em Buenos Aires.

De 1967 a 1970, estudou teologia, licenciando-se também no colégio de São José. Foi ordenado sacerdote pelo arcebispo, Dom Ramón José Castellano. De 1970 a 1971, deu continuidade à sua preparação em Alcalá de Henares, na Espanha. Em 22 de abril de 1973, emitiu a profissão perpétua nos jesuítas.

Leia também
.: Jesuíta, Papa Francisco recorda o dia de Santo Inácio de Loyola

Trajetória nos Jesuítas

Como padre jesuíta, Jorge Bergoglio regressou à Argentina, onde foi mestre de noviços na Villa Barilari em San Miguel, professor na faculdade de teologia, consultor da província da Companhia de Jesus e também reitor do colégio.

Em 1973, foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos. Depois, retomou o trabalho no campo universitário e, de 1980 a 1986, foi novamente reitor do colégio de São José, e inclusive pároco em San Miguel.

No mês de março de 1986, partiu para a Alemanha, onde concluiu a tese de doutorado; em seguida, os superiores enviaram-no para o colégio do Salvador em Buenos Aires e sucessivamente para a igreja da Companhia, na cidade de Córdova, onde foi diretor espiritual e confessor.

O Cardeal Antonio Quarracino convidou-o a ser o seu estreito colaborador em Buenos Aires. Assim, em maio de 1992, o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires.

No dia 27 de junho do mesmo ano, recebeu na catedral a ordenação episcopal. Escolheu como lema “Miserando atque eligendo” e no seu brasão inseriu o cristograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus.

Em 2013, tornou-se o primeiro Papa jesuíta da Igreja Católica, adotando o nome de Francisco.

A Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus também é conhecida como Ordem dos Jesuítas. Foi fundada por Santo Inácio de Loyola e aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540.

Os jesuítas se destacam pelo forte trabalho missionário. Atualmente, são cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. Colaboram com a transformação da sociedade por meio da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça. Atuam fortemente na educação e responsáveis pela produção de conhecimento para o desenvolvimento social através da pesquisa científica e do aprofundamento intelectual.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo